O jornalista e aluno-pesquisador do Programa de Estudos Pós Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, Marques Casara, virá a Cuiabá nesta quarta-feira (13) para palestrar na “Oficina de Capacitação para a Imprensa: Trabalho Escravo”. O evento promovido pelo Projeto Ação Integrada (PAI) é gratuito e direcionado a repórteres, assessores de imprensa e alunos de jornalismo.
Casara falará sobre "O jornalismo e a cobertura de fatos envolvendo trabalho escravo: entendimento do problema, dicas de apuração, caminhos para a construção de uma boa reportagem”.
O jornalista tem em seu currículo dois dos prêmios mais importantes no jornalismo nacional: Prêmio Esso de Jornalismo e Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog. O profissional ainda atua, desde 2002 em projetos ligados a Direitos Humanos e ao Meio Ambiente e em 2005 criou o site “Papel Social na Comunicação”, que desenvolve projetos comprometidos com os Direitos Humanos, a Educação para a Cidadania e com o Desenvolvimento Sustentável.
Ele também trabalhou como roteirista e diretor em programas das emissoras Globo, SBT e Bandeirantes. Foi repórter e editor nas revistas Época, IstoÉ, Nova Escola, Manchete e Visão. Dirigiu cerca de 35 documentários.
De acordo com o oficial de Projeto do Programa de Combate ao Trabalho Escravo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Antônio Carlos de Mello, o evento visa, não só promover a divulgação adequada do conceito de trabalho escravo, como também fornecer os canais de informação aos comunicadores da região.
"Nosso objetivo com a oficina é fazer com que os comunicadores possam ter acesso a dados e informações qualificadas, tanto de repressão do Estado quanto de prevenção ao trabalho escravo”, expõe.
O evento contará ainda com a participação do procurador do Trabalho em Mato Grosso, Renan Bernardi Kalil. Mestre, aprovado com mérito, em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), em 2012.
Os participantes receberão certificados emitidos pelo Projeto em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).