Política

Prefeitura recebe novas ambulâncias para unidades de saúde

Após mais de dois anos sem renovação, a Prefeitura de Cuiabá recebeu nesta segunda-feira (11) novas ambulâncias que devem substituir os atuais onze veículos que atendem todas as unidades de saúde da capital, como o Pronto Socorro, Postos de Saúde da Família e a UPA Morada do Ouro.

O contrato de locação da frota foi assinado com a empresa Ita Transportes, com o custo aproximado de R$ 2.500,00 com o aluguel de cada viatura. O contrato prevê ainda que na entrega os veículos deve estar devidamente equipados e adesivados.

Os novos veículos são da marca Fiat, no modelo Doblô, bem mais modernos e espaçosos do que aqueles utilizados até agora. Como relatado pelo jornal Circuito Mato Grosso (na edição 527), servidores e pacientes do Pronto Socorro passavam dificuldades com o veículo Fiat Fiorino que atendiam a sáude municipal.

Para a reportagem, funcionários do Pronto Socorro de Cuiabá denunciaram que as duas ambulâncias que realizam o transporte de pacientes para outras unidades estavão em situação precária, necessitando urgentemente da troca por veículos novos, o que foi feito agora.

“Passamos muitas dificuldades com as ambulâncias do Pronto-Socorro, pois um Fiorino não é o veiculo mais adequado para transportar pacientes. Mal cabe uma maca dentro desses carros, além da falta de ventilação”, denunciou um dos funcionários que trabalham no hospital público que atende, além dos cuiabanos, muitos mato-grossenses de outros municípios.

Segundo apurado, esses dois veículos no Pronto-Socorro foram colocados em funcionamento no início da gestão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB), que em 2010 assumiu a Prefeitura de Cuiabá no lugar de Wilson Santos (PSDB).

Este fato colocou em xeque o que a própria Secretaria de Gestão informou, já que segundo rezam os contratos de locação firmados com as empresas, a troca dos veículos em serviço na Prefeitura deve ser realizada a cada dois anos.

Locação de veículos

A locação, segundo o coordenador de logística da Secretaria Municipal de Saúde, Domingos Santana, é a maneira mais vantajosa de manter este serviço. 

“Se a prefeitura fosse comprar estes veículos sairia em média  80 mil reais cada. Além disso, teria que arcar com o custo do seguro e manutenção. Já que se trata de aluguel , a responsabilidade é da empresa”, informa Domingos.

Os novos veículos devem ser emplacados nesta semana e na  próxima segunda-feira (18),  já começam a circular.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões