Uma quantidade considerável de entorpecente foi encontrada em duas unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen). Servidores da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) realizaram a vistoria no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e encontrados diversas trouxas contendo substância análoga a pasta base de cocaína numa garrafa PET.
A apreensão foi feita nesta terça-feira (05), em revista realizada logo após o horário de visita. A direção da unidade já acionou a Corregedoria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para que os processos administrativos sejam tomados e os responsáveis respondam pelo crime.
Na Cadeia Pública de Barra do Garças, um visitante tentou entrar com um celular e drogas escondidos dentro de uma embalagem de bolacha. A ocorrência foi registrada nesta quinta-feira (07). Neste caso, assim como na registrada no CRC, medidas administrativas foram tomadas para apurar as responsabilidades.
Investimento
O Governo do Estado tem intensificado os trabalhos de revistas nas 65 unidades do Sispen para evitar o tráfico de drogas nas cadeias e penitenciárias do Estado, bem como tem investido no aparelhamento do sistema prisional, para garantir a segurança dos cidadãos.
Na terça-feira (05), o governador Pedro Taques efetuou a entrega de equipamentos bélicos para o Sispen, que já estão sendo repassado para as unidades de todo o estado. O investimento total chega a R$ 4,2 milhões.
O governo adquiriu 692 Pistolas Calibre .40, 96 Fuzis, 214 espingardas CTT 40, 443 espingardas calibre 12, 170 revólveres e 695 coletes de proteção balística. Todo o material bélico do sistema penitenciário fica sob a guarda do SOE e é gerido pelo Departamento de Armas e Logística Penitenciária (DALP) setor responsável pela aquisição, controle, distribuição e guarda deste material.
De acordo com Taques, esta é uma ação de investimento em segurança pública. “Quando se fala em segurança temos que falar também do Sistema Penitenciário, que busca a ressocialização. A entrega destes materiais hoje aqui para o sistema, para que eles possam usar isso dentro da legalidade. O secretário Márcio e sua equipe estão de parabéns”.
(Assessoria)