Cidades

Mancha misteriosa de 2 cores aparece em Búzios

Uma grande mancha com duas colorações, vermelha e esverdeada, surpreendeu os moradores e turistas na Praia da Armação em Búzios, na Região dos Lagos do Rio. Ela apareceu no início da manhã desta terca-feira (5) após a forte chuva que atingiu a região e também foi vista em outras duas praias. O Inea coletou amostras da água para tentar identificar que tipo de material está ocasionando o problema, já que, tanto a Prefeitura quanto a empresa responsável pelo tratamento de esgoto na cidade, a Prolagos, descartaram a possibilidade de despejo de esgoto, diante das características e odor apresentados pela mancha.

"O Inea coletou amostras do líquido esverdeado para análise, a Prefeitura de Búzios acompanhou todo o trabalho, e agora aguarda o resultado dessa análise que vai apresentar um laudo técnico sobre o ocorrido", disse, em nota, as secretarias de Obras e Saneamento e de Meio Ambiente, complementando que vão receber o resultado da análise assim que disponível.

O morador Miguel Ângelo Girôn ficou espantado com o problema. Disse que às 8h a mancha já podia ser vista e que o cheiro estava bem forte. Girôn, que trabalha com embarcações, também viu a mancha estranha nas praias dos Ossos e do Canto.

Segundo ele, os moradores não encontraram nenhum animal morto nas praias, mas chegaram a levantar a hipótese da água estar contaminada por esgoto ou despejo de algum material feito por embarcações. Por volta das 14h30, Miguel Girôn disse que ainda conseguia ver a mancha.

A Prolagos informou que a localidade da Praia da Armação possui rede separadora de esgoto, ou seja, uma rede exclusiva que coleta e direciona o esgoto para a Estação de Tratamento (ETE). A concessionária informou ainda que realiza vistorias diárias nos sistemas de coleta e tratamento em todos os municípios da área de concessão, e que não foi detectada nenhuma obstrução ou qualquer alteração na rede coletora de esgoto do local. Além disso, a empresa disse que conta com o Centro de Controle Operacional (CCO), que possibilita, em tempo real, 24 horas por dia, o monitoramento dos sistemas.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.