Foto: Andréa Lobo
A busca por mais saúde e qualidade de vida por meio de atividades físicas, como esportes ou mesmo musculação, tem crescido exponencialmente no Brasil, e mais recentemente em Cuiabá. E com isso um mercado potencialmente em expansão está construindo um bom exemplo de sucesso, o de suplementação alimentícia. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos (Brasnutri), a indústria movimenta cerca de R$ 1 bilhão anualmente no mercado brasileiro. Nos últimos anos, o ramo cresceu uma média de 15% no país, que se tornou o segundo maior mercado da América Latina (perdendo apenas para o México).
O nicho de mercado na capital de Mato Grosso também tem dado bons resultados aos empreendedores. Com médias acima das nacionais, empresas do ramo têm crescido de 20 a 45% ao ano por aqui no estado. Esse é o caso do empresário Fabiano Suekane que começou com uma loja online e em menos de dois anos conseguiu conquistar duas lojas físicas em bairros nobres de Cuiabá. “Há dois anos vi a oportunidade de poder crescer no ramo e montei um site de e-comerce. Com o tempo fomos crescendo e expandindo e a partir daí nossa marca tem dado bons resultados”, comentou o empreendedor.
Para ele, nem mesmo a falta de ética dos concorrentes, o contrabando, o dólar alto e a compra pela internet de produtos no mercado americano impedem os empresários do ramo de colher bons frutos nessa fatia de mercado e lucratividade. “As pessoas têm procurado lojas confiáveis que vendem produtos de qualidade atestada pela Anvisa e com selo de procedência. Nós temos isso e somos referência e por isso só temos a conquistar mais nossos clientes e posteriormente amigos”, comentou.
Outro ponto que aqueceu a demanda foram as pessoas que não frequentam academias, mas que praticam esportes regularmente. Aquela visão de que suplemento serve só para o pessoal da academia está sendo pouco a pouco desmistificada pelos profissionais da área. Médicos, nutricionistas e profissionais da educação física têm a cada dia buscado conhecimento na área e consequentemente indicando os produtos aos seus pacientes e clientes. Idosos também engrossaram a fila dos caixas nas lojas, para comprar vitaminas e proteínas para reposição corporal mais rápida.
“As pessoas estão criando o hábito de se prevenir de doenças por meio dos esportes e dos suplementos. Elas passam por um profissional de saúde que irá lhes fornecer uma receita ideal do que precisam tomar. Nós já ultrapassamos aquele preconceito de “tomar bomba”. Hoje em dia nós temos produtos naturais que repõem as energias, as perdas calóricas e recompõem a massa muscular magra”, explicou o empresário da área aqui em Cuiabá, um dos donos da Blow Up, Darren Acosta.
Segundo Darren já existem no mínimo 20 nutricionistas e 10 médicos que estão receitando regularmente os suplementos em Cuiabá. Os mais vendidos ainda são as proteínas e os aminoácidos, que são substâncias encontradas nos alimentos e de fácil absorção no corpo humano.
De idosos que querem manter o sistema imunológico mais forte a jovens que buscam a beleza e o corpo perfeito, os suplementos estão conquistando o cliente mato-grossense. Contudo ainda existem problemas sérios que devem ser observados com relação ao uso indiscriminado dessas substâncias, ou mesmo de produtos sem procedência, e até mesmo contrabandeados. “É uma grande preocupação dos bons profissionais da área com esses estabelecimentos que vão abrindo sem o mínimo de amparo legal. São produtos que serão absorvidos pelo corpo e não devem ser consumidos sem a orientação necessária”, comentou Lincoln Carlos Nascimento, sócio-proprietário da Mega Nutre.