Os professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso vão paralisar as atividades nessa quinta-feira (30) e prometem fazer um ato público na Praça Ipiranga, em Cuiabá, para cobrar melhorias para a categoria. A manifestação reivindica também a aplicação correta dos recursos da Educação; valorizar os (as) profissionais da Educação com garantia do Piso Salarial, jornada única e carreira digna; avançar na equiparação das carreiras das redes municipais com a rede estadual.
“Enquanto o PNE estabelece metas para avançar na elevação do salário médio dos educadores, em MT o que vemos são os prefeitos rebaixando o valor do piso ou pagando o piso apenas no nível médio. Também os prefeitos atuam para desconstituir as carreiras conquistadas. Além do piso, atacam a profissionalização dos funcionários, tirando-os da carreira. Contra tudo isso vamos paralisar no dia 30”, disse o presidente do Sindicato do Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes.
Paralização nacional
A paralisação integra a Greve Nacional da educação, com repercussão em todos os municípios de Mato Grosso. O ato é uma ação dentro da 16ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública (27 de abril a 1º de Maio). Durante a semana, as escolas públicas em todo o país estarão debatendo o tema “Educação, Trabalho e Democracia”. Durante os três dias que antecedem a paralisação nacional, as escolas discutem as metas dos Planos Municipais de Educação, em conformidade com o Plano Estadual e Plano Nacional de Educação (PNE).
Confronto no Paraná
Nesta quarta-feira (29) os protestos contra o projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais (ParanaPrevidência), deixou ao menos 213 pessoas feridas. Os policiais responderam ao ato público com balas de borracha, gás lacrimogênio e golpes de cassetete.
Os professores estão em greve desde o último sábado e ontem (29) foi o segundo dia de confusão no estado, com a policia militar. Sete pessoas foram presas e ao menos 20 PMs também se feriram.