Cidades

Cardiologista fala sobre o consumo moderado de sal

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, há uma relação clara entre Pressão Arterial (PA) e a quantidade de sódio ingerido. Apesar das diferenças individuais de sensibilidade ao sal, a redução na quantidade do consumo do sódio em geral é eficiente para a queda da pressão arterial. Tais evidências reforçam a necessidade de orientação a hipertensos quanto aos benefícios da redução do sal na dieta.

Segundo Roberto Candia, cardiologista do laboratório Cedic Cedilab, o excesso provém, em grande parte, dos alimentos processados, já que eles contêm sal na forma do seu princípio ativo, o sódio. “A necessidade de consumo diária deste nutriente é de 5g de cloreto de sódio ou sal de cozinha. Só que o consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro deste recomendado”, explica o médico.

Qualquer indivíduo pode apresentar esporadicamente níveis de pressão arterial altos sem que seja considerado hipertenso. “Somente a manutenção dos níveis permanentemente altos em pelo menos duas medições, em diferentes horários, em dias diferentes e em várias posições e condições (repouso, sentado ou deitado) possibilita o diagnóstico de hipertensão arterial. Além disso, a Hipertensão é uma patologia que pode cursar no seu início, sem sintomas, fazendo com que muitas vezes o paciente tenha a doença sem saber, daí a importância de se aferir regularmente a pressão arterial”, afirma o cardiologista.

Para se evitar o consumo excessivo de sal, o médico sugere a procura por alimentos com pouco sódio. “É importante sempre ler os rótulos dos alimentos e escolher as versões com menos sal. Além disso, retire o saleiro da mesa e prefira substituir o sal por temperos e ervas frescas”, conclui o médico.

O médico lista outras dicas fáceis de seguir:

Consuma adoçantes como estévia, sucralose, frutose e aspartame, já que os mais comuns têm sódio.

Para as comidas enlatadas, como milho e palmito em conserva, a dica é remover o excesso de sal deixando-as de molho em água fresca por uma hora.

Prefira sempre alimentos frescos e tempere as saladas de outras formas (com azeite de oliva, vinagre e limão por exemplo).

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.