Iraci Conceição Romagnolli Dias é professora de educação infantil e escritora. Tem publicado vários livros direcionados para o universo infantil. Escreveu outros livros: Bichos, gente, ambiente e, em coautoria, Conhecendo a fauna do Pantanal de A a Z e Bichonário do Pantanal. É apaixonada por crianças e natureza.
Como as bordadeiras que brincam com as linhas e os desenhos, construindo rendas e sonhos, Iraci Romagnolli brinca com as palavras e constrói o belíssimo livro Serelepiando com poesias (2014), publicado pela Tanta Tinta. O livro Serelepiando com poesias é voltado para a defesa da fauna, flora, Pantanal e a criança.
Ao todo são quinze poemas de assuntos variados: “tem um tucunaré com chulé”, “tem uma arara em cima da capivara”, “um gato-maracajá tomando suco de maracujá”, “uma paca carregando uma placa”, “uma piranha correndo da ariranha”. Pedido de socorro é um grito de denúncia. Revela a preocupação da escritora com as queimadas e a destruição do cerrado. É um poema que clama pela consciência ecológica.
Vanessa Prezoto fez as ilustrações. Nas páginas internas do livro, as ilustrações que acompanham os poemas se enlaçam, se abraçam construindo um texto rico voltado para o universo da criança e da natureza. A escritora e a ilustradora têm uma maneira singular de recriar esses universos.
Falei pouco sobre os poemas, quis despertar a curiosidade dos leitores. Os poemas apresentados demonstram que estamos diante de uma escritora comprometida com o fazer poético. Serelepiando com poesias é um livro que também exalta a esperança e a pureza da infância, “Criança é um ‘bicho’ danado, se tem timidez, deixa de lado, corre, pula, grita, dança, não perde a esperança. Sua imaginação é uma explosão. Ao olhar as formas, tudo se transforma”. Com estes versos, convidamos o leitor a se debruçar sobre o livro.