Um mulher de 59 anos salvou quatro crianças que brincavam dentro de um trailer durante a passagem do tornado em Xanxerê, no sudoeste de Santa Catarina, na última segunda-feira (20).
Quando percebeu que uma nuvem preta se aproximava, Carolina Cichczwski correu instintivamente para a rua e procurou os netos, Mariana, 8, e Murilo, 3, que se divertiam dentro do veículo estacionado.
Outras duas crianças da vizinhança estavam no trailer da família, que ficava parado na rua. Momentos antes de o veículo virar com a força dos ventos, Carolina retirou os quatro e os levou para um banheiro dentro de casa.
"Eu estava no quintal. Quando olhei, estava vindo. Parecia fumaça. Vi que era um 'furacão', fazia um barulhão. Agarrei os quatro, tirei-os de lá e levei para dentro. Ficamos todos dentro do banheiro. Nos salvamos lá".
Segundo a avó, o trailer deu "cambalhota" com o vento. O veículo, que a família tinha acabado de usar para uma viagem a Mato Grosso, ficou totalmente destruído. "O trailer virou três vezes. Foi por uma questão de segundos. Iria matar os quatros", conta ela. Carolina diz que a passagem do tornado durou dois ou três minutos. O telhado da casa dela foi quase todo arrancado pelos ventos. Desde então, ela se abriga na casa da filha, que fica na mesma rua e também foi danificada. Todo o bairro está sem energia elétrica. OPERAÇÃO DE RESGATE Três dias depois da tragédia, o trabalho de remoção de escombros ainda é intenso nesta quinta-feira (23) nos bairros atingidos. Retroescavadeiras, caçambas e caminhões de lixo são usados na retirada dos destroços. A Defesa Civil e o Exército distribuem cestas básicas a famílias atingidas. As áreas mais afetadas ainda permanecem sem luz. Dezenas de postes desabaram. Nas ruas, moradores circulam com carros danificados pela força dos ventos.
Como se forma um tornado Choque – uma frente fria encontra uma massa de ar quente. O choque forma nuvens gigantes (cúmulos-nimbos). – a força do tornado será determinada pela diferença de temperatura das massas de ar; o ar quente forma uma corrente em direção ao solo.
Ventos – fortes ventos podem fazer com que a corrente de ar quente desça em movimento circular, gerando uma massa de ar em espiral. Esse movimento atrai mais ar quente para as nuvens, fazendo o ar girar ainda mais rápido, podendo causar um tornado.
Fonte: iG