No passado, o bambu era considerado um produto de resistência que cada vez mais foi se afinando na construção civil.
O bambu é uma planta da família das gramíneas e tem muitas qualidades na sua utilização como na construção por ser leve, longo, tubular, resistente, flexível, fácil de manusear e transportar.
Na arquitetura milenar foi utilizado no Taj Mahal e após longo tempo substituído pela estrutura metálica. Pontes na China impressionam pelos vãos livres, passou a ser usado nas edificações por suportar os terremotos.
Outra vantagem da sua utilização: o bambu se harmoniza com vários materiais como madeira, vidro, concreto, pedras, forros, texturas de pinturas, papel de parede, tijolo aparente, enfim uma grande gama que enobrece a arquitetura de interiores.
O bambu presta relevantes serviços ambientais, como o combate à erosão, proteção de recursos hídricos e regeneração de bacias hidrográficas, além de criar inúmeros empregos da mão de obra no campo.
Atualmente muitas empresas de acabamento investiram em modelos para múltiplo uso. Os mosaicos são os mais usados devido a sua praticidade na aplicação, vendidos em vários tamanhos e com uma gama de opções muito grande.
Usos constantes da sua utilização são nos biombos e nos pergolados, muito presente na arquitetura atual. O pergolado feito com estrutura em madeira e coberto em bambu se integra à paisagem e dá sombra a quem quer se esconder do sol. Sua beleza e leveza garantem ao ambiente muito charme e sofisticação.
Sua manutenção requer cuidados especiais quando não tratados com cera ou verniz especial, para a repelência de água. Para que você tenha um bom resultado no uso adequado do bambu na sua obra é importante um profissional auxiliando nas melhores alternativas e aplicações mais funcionais.