Nacional

Parados há 35 dias, professores estaduais fecham Paulista

Em greve desde o dia 13 de março, professores da rede estadual de São Paulo estão em assembleia para decidir pela suspensão ou continuidade da paralisação. De acordo com a CET, a Avenida Paulista está fechada nos dois sentidos na altura do Masp por conta da manifestação nesta sexta-feira (17). 

A categoria pede reajuste de 75% para o salário dos professores, que hoje parte de R$ 2.145 para 40 horas semanais, entre outras pautas. 

Durante a assembleia, os professores, que são afiliados à CUT, criticaram a lei da terceirização, em pauta no Congresso Nacional, e entoaram gritos de "traidor" para deputado federal Paulinho da Força Sindical (SOD).

Ao final da reunião

No próximo dia 23, haverá uma reunião entre representantes do sindicato e o secretário de Educação em que será discutida a greve. 

O sindicato anunciou que haverá mais uma assembleia na próxima sexta-feira (24), na Praça da República –em frente à Secretaria Estadual de Educação. 

Nesta semana, cerca de 300 professores ocuparam a Assembleia Legislativa de São Paulo e passaram a madrugada de quarta para quinta acampados nas dependências da Alesp, na região do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.

Outro lado

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou, por meio de nota, que continua disposta a negociar com o sindicato e "lamenta a insistência da entidade em uma greve partidária, desnecessária e com baixa adesão".

Segundo calculos do governo, 91% dos professores não aderiram à greve. De acordo com os últimos calculos do sindicato, 64% dos professores do Estado estão em greve. 

A pasta informou ainda que deu 45% de aumento para os professores nos últimos quatro anos, "sendo 21% de aumento real", informa nota. "Além disso, o Governo de São Paulo decidiu pagar neste ano R$ 1 bilhão em bônus por merecimento, o maior da história", completa.

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus