Foto: Ednei Rosa
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá desmarcou a sabatina com os indicados para ocupar a diretoria da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados da Capital (Arsec), que estava marcada para esta quinta-feira (16). O motivo não foi confirmado, mas a expectativa é que a sessão extraordinária ocorra na próxima semana.
A sabatina dos vereadores será com os indicados pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), são eles: Alexandre Bustamante, indicado para o cargo de diretor-presidente, Rosidelma Francisca Guimarães Santos (diretoria reguladora e de fiscalização) e Alexandro Adriano Lisandro de Oliveira (diretor Ouvidor).
Os parlamentares devem analisar a capacidade técnica dos indicados para ocupar os cargos. Após a sabatina, os nomes devem ser aprovados pela maioria dos 24 parlamentares em plenário.
Arsec
A criação da nova agência irá, na verdade, expandir os poderes e funcionamento da Agência Reguladora de Água e Esgoto (Amaes), que foi extinta com a aprovação desta proposta por parte do parlamento cuiabano.
A intenção da Prefeitura de Cuiabá é que a Arsec regulamente todos os serviços oriundos de concessão do município. Inicialmente, ela fiscalizará a Cab Cuiabá, com seus serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, além das empresas concedentes do transporte público.
No futuro, com a aprovação da proposta de conceder a iniciativa privada os servidos de iluminação pública e resíduos sólidos, a atuação da agência irá ficar mais ampla.
Para “tocar” a ARSEC, o prefeito propõe criar 21 novos cargos para atuar na autarquia municipal. Mendes alega a necessidade de aumentar a equipe de profissionais em relação à Agência de Água e Esgoto (Amaes), devido ao fato de a ARSEC abranger todos os serviços oriundos de concessão do município.
Alexandre Bustamante é indicado para presidir agência reguladora
Atualizada às 17h30min.