Foto: Ednei Rosa
O ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante foi indicado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) para ocupar o cargo de diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados da Capital (Arsec). O seu nome, assim como o dos outros diretores da agência reguladora, foi enviado para a apreciação dos vereadores da capital nesta terça-feira (14), na próxima semana os parlamentares devem realizar uma sabatina com todos eles.
Os outros indicados por Mendes são Rosidelma Francisca Guimarães Santos, para a diretoria reguladora e de fiscalização e Alexandro Adriano Lisandro de Oliveira, como diretor Ouvidor.
No inicio do mês o prefeito Mauro Mendes afirmou que a escolha para os cargos da nova agência estava sendo feita através de avaliações técnicas, afastando a possibilidade de “loteamento político”.
“Temos nomes que nos foram sugeridos, indicações, então de uma maneira criteriosa nós estamos os escolhendo. Estou tendo critério, não aceitando nenhum tipo de loteamento politico destes cargos, são escolhas minhas como prefeito”, afirmou Mendes no dia 1º de abril.
Arsec
Para “tocar” a ARSEC, o prefeito propõe criar 21 novos cargos para atuar na autarquia municipal. Mendes alega a necessidade de aumentar a equipe de profissionais em relação à Agência de Água e Esgoto (Amaes), devido ao fato de a ARSEC abranger todos os serviços oriundos de concessão do município.
São 12 cargos de direção e assessoramento, sendo três diretores de livre nomeação e exoneração do chefe do Executivo (diretor-presidente; diretor-técnico e diretor-ouvidor). Todos estes indicados, obrigatoriamente serão sabatinados pelos vereadores para poderem ser nomeados.
Além disso, existem outras três superintendências que vão cuidar da Regulação e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário; de Transporte Público, Coletivo Urbano e de Iluminação Pública e de Manejo de Resíduo Sólidos.
Completando o quadro de servidores, a Arsec conta com um coordenador administrativo-financeiro; um assessor jurídico; três secretárias e um motorista.
Está previstos ainda a participação de 16 membros do Conselho Participativo, onde se situam representantes de diversos segmentos, como Câmara Municipal de Cuiabá, OAB, Câmara de Dirigentes Lojistas; Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura; Conselho de Arquitetura e Urbanismo; Secretarias de Obras Públicas, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos, com mandato de três anos.
Carreira
Alexandre Bustamante ocupou a gestão da Segurança Pública nos anos de 2013 e 2014, durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). Neste período foi responsável por comandar todo o sistema de segurança da Copa do Mundo em Cuiabá.
Pós-graduado em Inteligência em Segurança Pública, foi representante regional da Interpol de 1997 a 2004 e em 1998 assumiu o Núcleo de Inteligência da Polícia Federal do Estado, cargo que ocupou até 2008, quando assumiu o posto de adjunto de Segurança. Ele também é delegado de Polícia Federal.
Na próxima semana, vereadores devem receber nomes da nova diretoria de agência
Câmara de vereadores aprova criação de nova agência reguladora