Cuiabá é palco de uma importante discussão acerca da educação, política e economia rural nesta terça-feira (14), no auditório do Cenárium Rural. Sob a organização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o ‘Cresc- MT’ reúne palestrantes, políticos, produtores rurais e filósofos.
O debate falará sobre o poder transformador da educação na economia e as políticas públicas para acrescentar. Esta é a primeira edição do evento e um dos palestrantes é o renomado educador Mário Sérgio Cortella, que aborda, nesta manhã, o tema central do evento: "Como a educação transforma a política e a economia de uma sociedade".
O Governador Pedro Taques (PDT), também falou no final do ciclo matutino de palestras e disse que a educação é fundamental para o crescimento do estado como potência. “Se não nos preocuparmos com a educação em Mato Grosso, logo logo teremos um ‘apagão de mão-de-obra. Precisamos investir esforços para levar educação as comunidades do interior, pois temos hoje 12% de analfabetismo na zona rural”, explicou o governador.
Ele ainda disse ainda que uma das medidas práticas que o Executivo está tomando é conversar com as operadoras de telefonia, para levar internet às zonas rurais do estado. “Nós vamos analisar uma proposta de isenção de ICMS e alguns incentivos fiscais, pois a internet é um dos caminhos para levar conhecimento aso rincões do estado”, finalizou.
Assim como Taques, o engenheiro agrônomo e um dos palestrantes do evento, Xico Graziano disse que levar educação ao campo é levar a rede de telefonia até lá. “Educação é a porta do conhecimento, e conhecimento é a chave do sucesso. Hoje para se buscar o aprendizado temos que buscar também a melhoria inexorável da tecnologia”, comentou.
Para o agrônomo, quanto mais se levar educação as zonas rurais, mais as pessoas que lá vivem se tornarão independentes. “Educação é sinônimo de emancipação, quanto mais se pensar em investimentos em conhecimento, mais teremos produtores independentes e sustentáveis”, finalizou.
Ainda foram convidados outros dois debatedores "de peso nacional" para o evento: o Mestre em Economia e Doutor em Administração, Xico Graziano, e o economista e apresentador de TV, Ricardo Amorim.
Na parte da tarde, Ricardo Amorim comandará o painel "A interferência da educação na economia e na política", com a participação do articulista Onofre Ribeiro e secretario estadual de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo.