Já neste mês, os deputados estaduais de Mato Grosso devem começar a usufruir do aumento de suas verbas indenizatórias. Dos R$ 35 mil recebidos todo mês, os parlamentares foram beneficiados com o novo valor de R$ 65 mil mensais.
A regulamentação (Resolução 4.175) do aumento foi publicado no Diário Oficial que circula nesta terça-feira (14), com a autorização do presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).
Como justificativa para o aumento de 85,71% da VI, o presidente declarou que o aumento seria concedido por conta da extinção de outras verbas que beneficiavam os deputados, como verba de gabinete e os auxílios de transporte e moradia.
Porem, a resolução publicada em Diário Oficial não trouxe informações que tais benefícios foram realmente cortados, contudo, o valor que cada deputado deve receber a partir de agora é desconhecido.
Verba Indenizatória
Conforme a regulamentação interna da AL, a verba indenizatória são os recursos que o Poder Legislativo repassa para custear os trabalhos dos gabinetes parlamentares. Chama-se indenizatória porque é liberada após os gastos realizados.
A verba indenizatória é usada para ressarcir despesas com locação de imóveis e de veículos, material de expediente, combustível e contratação de consultoria, entre outros.
Confira a integra da Resolução 4.175