Nesta segunda-feira o governo de Mato Grosso, por meio de Pedro Taques (PDT), anunciou a publicação do edital para realização de concurso público no Detran-MT (Departamento de Trânsito). O anúncio foi feito após intensas negociações entre o Sinetran (Sindicato dos servidores do Detran) e o Estado. O acordo foi selado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), órgão responsável pela intervenção final entre as partes.
Durante a audiência no Núcleo de Soluções de Conflitos do TJ-MT, ficou acordada a divulgação do edital para os cargos de analista de serviço de trânsito, agente do serviço de trânsito e auxiliar de serviços de trânsito.
O quantitativo de vagas e cadastro de reserva será discutido na comissão do concurso público nesta quinta-feira (09.04). O lançamento do edital foi conquistado após greve e intensos embates entre governo e sindicato. Segundo o presidente da autarquia, Rogers Elizandro Jarbas: “o concurso trará mais pessoas qualificadas para atender o cidadão e vai agregar valor aos serviços prestados”, ponderou.
O edital foi apresentado como principal pauta da greve do Detran que teve início no dia 02 de março e suspensa no dia 17 do mesmo mês para negociações. Apesar do acordo entre governo do Estado e Sindicato para realização do concurso, ainda será discutida posteriormente com a categoria a organização dos cargos dentro da carreira.
A presidente do Sinetran, Daiane Renner disse que irá reunir a categoria hoje no final do expediente para deliberar sobre as negociações. "Nós vamos sentar com os servidores para explicar sobre o andamento das negociações. Ainda estamos em estado de greve, contudo com ela suspensa, por isso deveremos decidir sobre o futuro da greve até a noite", explicou Renner. O concurso era a pauta única de reivindicações dos servidores, que alegaram na época que o número de trabalhadores é insuficiente para atender a demanda da população.