Diferente de outros meses, onde o setor de telefonia é o que lidera o ranking de reclamações, em março deste ano foram registrados 4.455 procedimentos administrativos no Procon Estadual, no setor de “Assuntos Financeiros”, o tornando o primeiro lugar em reclamações, com 2.426 atendimentos, conforme o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Liderando as principais reclamações desse setor está a categoria “Financeira” com 1.948 atendimentos, seguido por 'Banco Comercial' com 174 registros e 'Cartão de Crédito' com 114 reclamações.
O setor 'Serviços Essenciais', com 1.064 reclamações, ficou em segundo lugar, registrando 442 procedimentos para a categoria 'Água e Esgoto', 290 para 'Energia Elétrica' e 194 atendimentos para 'Telefonia Celular'. O setor 'Produtos' ficou em terceiro lugar no ranking, registrando 577 atendimentos, sendo 82 para a categoria 'Telefone', 58 para 'Móveis' e 38 procedimentos para 'Geladeira e Freezer'.
A área de 'Serviços Privados' registrou 335 atendimentos, ocupando o quarto lugar no ranking, sendo 155 reclamações para a categoria 'TV por Assinatura', 40 para 'Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)' e 31 para 'Informática'. O quinto lugar do ranking é ocupado pelo setor 'Habitação', que registrou 28 reclamações, sendo 16 para a categoria 'Incorporação (Construtoras e Incorporadoras)', nove reclamações para 'Condomínio' e dois registros para a categoria 'Loteamento'.
Os setores de Saúde e Alimentos ocupam o sexto e sétimo lugares do ranking, sendo registradas 20 reclamações na categoria Saúde e cinco procedimentos para a categoria Alimentos.
No ranking de março são contabilizados todos os atendimentos feitos pelo Procon Estadual durante o mês, inclusive as demandas registradas na 3ª Edição do Mutirão de Combate ao Superendividamento.