Cidades

Secitec vai apoiar projeto de observatório astronômico

É triste, mas é verdade. Num momento em que o mundo está voltado a descobertas interessantes sobre o espaço e que tem até uma brasileira na lista de uma missão a Marte, Mato Grosso é um dos pouquíssimos, ou talvez o único, dos estados brasileiros que ainda não tem um Observatório Astronômico ou sequer um planetário fixo. Em busca da realização deste sonho e de outras ações em favor da astronomia é que o presidente da Associação dos Amigos das Estrelas (Amae), Carlos Wagner Ribeiro, iniciou a busca pela consolidação de apoio político, técnico e financeiro para projetos nessa área junto ao Governo do Estado. 

Na manhã desta quinta-feira (02.04) Ribeiro foi recebido pela secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Luzia Helena Trovo Marques de Souza. A principal pauta foi a necessidade de criação e implantação de um Observatório em Mato Grosso.

Com um local como esse, explicou o presidente, o Estado ganha, não só em fomento tecnológico como a sociedade ganha em educação, turismo e, consequentemente, em crescimento da economia. 

A gestora da Secitec disse que apoia a ideia de criação de um Observatório e colocou a equipe técnica do órgão à disposição da entidade para elaborar num projeto que possa buscar linhas de financiamento federais e implementar a questão. “Neste momento, devido ao contingenciamento que temos enfrentado e que lutamos para sanar, não há meios de apoiar com recursos financeiros as ações da Amae, mas minha equipe pode ajudar a elaborar o projeto para que recursos de outras fontes possam surgir”, ressaltou Souza. 

Ela destacou que neste momento a Secitec trabalha para a implementação do Jardim Botânico de Mato Grosso e, possivelmente, este poderia ser o local adequado para o Observatório Astronômico. Quanto a apoio para outras ações de popularização da astronomia ela garantiu a participação da Amae na Semana de Ciência e Tecnologia, que acontece em outubro, onde pode ser disponibilizado para o público o Planetário móvel Via Láctea, que é da entidade e, atualmente, percorre escolas da Capital em conjunto com o Sintep-Cuiabá.

Dia Mundial da Astronomia

Em pauta com a secretária também foi proposta uma possível parceria entre o órgão e a entidade para a comemoração do Dia Mundial da Astronomia, que acontece no próximo dia 8, bem como em ações propostas pela Amae ao longo do ano de 2015 como o Planetário Via Láctea nas escolas e palestras para disseminar a astronomia no âmbito do Estado de Mato Grosso. "A ideia é transformar o Estado num fomentador de interessados na ciência astronômica para que o Brasil possa parar de exportar talentos nessa área", relatou o presidente. Contudo a parceria financeira ainda não será possível, de acordo com a secretária, ficando, quem sabe, para 2016.

Independente do apoio a Amae vai levar o telescópio no dia 8 de abril até a Praça das Bandeiras e disponibilizar a observação e explicações sobre os astros ao público por R$ 3,00 cada pessoa. O valor, segundo explica Ribeiro, é simbólico, mas ajuda na manutenção do equipamento que, com o uso, pode, possivelmente, ser danificado.

Assessoria

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.