Estamos na Semana Santa, quando vários povos no mundo param para refletir e repensar o sentido e sentimento da Páscoa.
A igreja cristã comemora a ressurreição de Jesus Cristo, uma das mais importantes celebrações. Páscoa significa passagem e está inserida na Semana Santa, quando, na “Sexta-feira Santa”, é celebrada a crucificação de Jesus e no domingo a ressurreição de Jesus Cristo.
As igrejas são o centro principal dos turistas que além de cumprir seu dever cristão conhecem os estilos de arquiteturas que marcaram suas épocas.
Em Cuiabá são muitas igrejas, construídas em várias épocas, cada uma com seu estilo arquitetônico. Marcadas pelos anos, algumas delas sofreram interferência devido ao tempo da sua construção e ao desgaste, tendo que passar por mudanças e adaptações.
Algumas de nossas principais igrejas estão entre mais visitadas pelos turistas.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, construída por volta de 1730 e que tem o estilo colonial e o interior com decoração barroca-rococó nos altares.
Em 1792, a pequena e encantadora Igreja do Senhor dos Passos é construída em estilo típico das igrejas do período colonial.
No bairro do Porto, na Avenida 15 de Novembro, é construída a Capela de São Gonçalo em 1781 e em 1843 foi transformada em paróquia. Seu estilo neoclássico tem na sua fachada quatro apóstolos e o relógio da antiga Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus.
Com estilo imponente e vista para diversos pontos da cidade, surge a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, edificada sobre a antiga Capela do Bom Despacho, construída em 1858.
A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus do Cuiabá é o maior templo católico de Cuiabá. Construída em 1722, foi marco de desenvolvimento urbano da vila que se transformou na cidade de Cuiabá.
Após a demolição da antiga Matriz em 1968, foi reconstruída a nova Catedral com estilo arquitetônico moderno. Hoje é um dos pontos mais visitados por turistas que vêm conhecer nossa capital.
Feliz Páscoa a todos os leitores desta coluna.