Cidades

Cresce a procura de adultos nas aulas de Ballet

Os passos e movimentos são os mesmos. O desempenho pode não ser como o de uma menina que sonha em ser bailarina, mas o rigor e a disciplina podem ser até maiores nas pessoas que se rendem às sapatilhas de meia ponta. Assim cresce nas academias de dança, inclusive aqui em Cuiabá, a procura por turmas de Ballet Adulto.

“Nos últimos anos a procura aumentou e nos aperfeiçoamos para atender esse novo público”, conta Denise França. Ela é proprietária e professora na sua academia de dança “Ballet Denise França”, uma das mais tradicionais de Cuiabá com mais de 15 anos de atuação.

Como é o caso da fisioterapeuta Caroline Brito. “Sempre fiz atividades físicas e então resolvi fazer algo diferente de tudo que havia feito. Já trabalho com Pilates e queria algo para agregar conhecimento que aliasse o profissional e o pessoal. O Ballet se encaixou perfeitamente pra mim”.

A empresária Suellen Guizini até fez aulas quando era criança, mas por pouco tempo. “Eu tenho problemas na coluna e depois de procurar ajuda especializada, foi prescrito a prática de exercícios físicos. O médico me indicou a musculação, mas não gosto de ficar parada e fazer sempre as mesmas coisas. Foi então que me lembrei do Ballet”.

São muitos os benefícios que o Ballet traz para quem o pratica como a melhora da coordenação motora, força, equilíbrio, relaxamento e memória, além dos benefícios à saúde pelo exercício regular. “Essa dança traz um senso de responsabilidade e continuidade às pessoas. É ideal para aqueles que buscam por foco, determinação e autoconhecimento”. Para Suellen, que começou a praticar a dança a apenas algumas semanas, o Ballet já trouxe benefícios para a sua saúde. “As minhas dores na coluna já diminuíram drasticamente, a minha postura melhorou e o meu rendimento também. É um prazer vir às aulas sabendo que faz bem para a minha saúde e bem estar”.

Depois de cerca de um ano praticando periodicamente Ballet, a fisioterapeuta Caroline já sabe enumerar todos os avanços para o corpo e a mente. “Melhorou a minha flexibilidade, alinhamento da postura, desempenho profissional, disposição, estresse e ansiedade. Os benefícios vão além do físico e percebemos isso na rotina”, exalta.

De acordo com Denise as aulas para a turma de adultos são estruturadas com técnicas e precisão, mas respeitando o ritmo individual de cada aluno. “Aprender o Ballet está amplamente e erroneamente ligado às crianças. Mas uma pessoa que se dispõe a participar das aulas e se dedicar à dança depois de adulto está com disposição em aprender e isso é gratificante”, ressalta a professora.

Um dos seus diferenciais é o horário. Segundo Denise, ela procurou encaixar turmas fora do horário comercial para que as pessoas pudessem sair dos seus trabalhos e se matricular na dança. As aulas à noite foram decisivas para a escolha de Caroline. “O horário é excelente. Fiz várias pesquisas e foi o que melhor se encaixou na minha rotina”, completa.

Para começar a ter aulas de Ballet basta força de vontade, sapatilhas de meia ponta, roupas confortáveis e cabelos presos. “Fazer uma aula experimental pode ser ótimo para ajudar a se decidir. Mesmo pra quem está tendo contato pela primeira vez com ritmos e musicalidade, as aulas são agradáveis”. A professora enfatiza que a técnica exige muita concentração e dedicação, mas que com o tempo a disciplina deixa de ser um peso e passa a ser incorporada na rotina.

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.