Cidades

Após decisão, Governo irá comprar remédio para bebê com síndrome rara

Após algumas batalhas a família do bebê Ricardo Curvo de Almeida, de 8 meses, conseguiu que o Estado de Mato Grosso, por meio do secretário de saúde, Marco Bertutlio acate a determinação da Justiça e compre o medicamento canabidiol (substância extraída da maconha). O remédio de alto custo (cerca de 500 dólares) trata de uma raríssima síndrome degenerativa, chamada  Schinzel-Giedion.

Por ser uma substância proibida, no Brasil, os pais de Ricardo precisaram de uma autorização da Anvisa (Agência Nacional de Saúde), que liberou 30 frascos do medicamento. O fármaco será importada dos Estados Unidos e pagos pela farmácia de alto custo de Mato Grosso.

Conforme nota do Estado, o processo para o remédio chegar até o bebê pode demorar. De acordo com o governo, não há um prazo definido para que todo o processo licitatório seja concluído e o medicamento seja entregue à família. “Faremos o que for possível para agilizar o processo licitatório, dentro da legalidade”, afirmou o secretário de Saúde, Marco Bertutlio. 

O govenador Pedro Taques também determinou que a família receba o apoio necessário para que o bebê Ricardo possa continuar realizando o tratamento médico.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.