A Patagônia está localizada no meridional da América do Sul, na Argentina e no Chile. Na Argentina, a Patagônia inclui as províncias de Neuquén, Rio Negro, Chubut e Santa Cruz. Sua região é marcada pelos ventos que ocorrem em grande parte do ano. É a área com mais geleiras fora das zonas polares. Isso ocorre pelo clima frio em média de -10°C; no inverno pode chegar a -20°C.
Conhecendo a pequena cidade chamada El Calafate, localizada na província de Santa Cruz, partimos para conhecer o encanto e a magia do Parque Nacional Los Glaciares.
Um dos espetáculos é o Glacial Perito Moreno, um gigante branco com 30 quilômetros de extensão e 60 metros de altura sobre o nível do lago.
O cenário das geleiras forma paredões que nos impressionam visualmente, com tanta beleza e delicadeza que desprendem grandes blocos de gelo durante intervalos. Os icebergs são esculturas abstratas formadas por gelo que flutua sobre o Lago Argentino e nos encantam pelo seu tamanho e beleza única.
Na Patagônia há quatro tipos de clima: árido, frio, temperado e suártico. Os desertos frios e secos, florestas e bosques de pinheiros, vales e rios, montanhas e os glaciares.
A pequena cidade de El Calafate é berço de uma cultura milenar, um dos signos mais poderosos de sua identidade. Sua arquitetura é a marca de um povo originário e simples que mantém suas lendas e tradições. As histórias dos seus povos originários, suas festas tradicionais e suas lendas fazem deste lugar uma região mágica: a Patagônia.