Foto: Ednei Rosa / Michel Alvim
A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), começou nesta terça-feira (24) a vistoria em toda a frota de ônibus das três empresas (Norte e Sul, Pantanal e Integração) que detêm a concessão para a operação do transporte público.
Conforme a assessoria da Prefeitura, a vistoria analisa as condições técnicas, mecânicas, de acessibilidade e idade média da frota, que é de 477 veículos, entre ônibus e micro-ônibus.
Ao final da inspeção, a secretaria produzirá um relatório com todas as informações sobre a frota, que será entregue ao prefeito Mauro Mendes (PSB).
“Reconhecemos que atualmente a frota não é o que nossos cidadãos merecem. O relatório nos ajudará a identificarmos os problemas e exigirmos soluções para que os cuiabanos tenham um transporte público de qualidade”, afirmou o Mauro.
O tema do sucateamento dos veículos do transporte público foi tema da reportagem especial do Jornal Circuito Mato Grosso, na edição 525.
Tratando apenas dos ônibus, a atual frota de ônibus de Cuiabá conta com 383 veículos (409 se somarmos os 26 veículos de reserva). Deste total, mais da metade (214 veículos) roda há mais de seis anos.
Apesar de contrato firmado entre as empresas e a Prefeitura determinando a faixa etária máxima de quatro anos e meio, 50 veículos têm entre nove e dez anos, sendo usados diariamente por diversos usuários cuiabanos.
Entre a população é evidente o consentimento de que os ônibus no município precisam ser trocados, já que o valor unitário da passagem de R$ 3,10 não é visto sendo revertido na melhoria da qualidade do transporte; aliás, a realidade é inversa: veículos cada vez mais velhos e desconfortáveis; deterioração dos poucos abrigos nos pontos de ônibus da cidade; a estagnação da quantidade da frota; falta de acessibilidade; atrasos e descumprimento de itinerários, e tantos outros itens. (com assessoria)