Internacional

Kraft Foods se une à Heinz, de grupo brasileiro

A Kraft Foods – fabricante de produtos como o queijo Philadelphia e as gelatinas Jell-O – fechou um acordo para se fundir com a H.J. Heinz, formando a quinta maior companhia de alimentos e bebidas do mundo.

A fabricante de condimentos Heinz foi comprada em 2013 pela empresa de private equity brasileira 3G Capital – que também é dona do Burger King e é controlada pelos executivos Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles, os mesmos donos da cervejaria AB InBev – e pela Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett.

As ações da Kraft subiam cerca de 17% nas negociações antes da abertura do pregão regular após o anúncio do acordo, que trará a Heinz de volta ao mercado acionário após sua aquisição há dois anos.

Receita anual de US$ 28 bilhões

A companhia combinada terá receita de cerca de US$ 28 bilhões, afirmaram as companhias em comunicado nesta quarta-feira (25). Os acionistas da Kraft deterão 49% da nova empresa e os da Heinz terão os 51% restantes.

Os acionistas da Kraft receberão ações da companhia combinada, chamada Kraft Heinz Co, e um dividendo especial de US$ 16,50 por ação. O dividendo, que totaliza cerca de US$ 10 bilhões, será financiado pela Berkshire e pela 3G Capital.

A empresa combinada terá oito marcas valendo mais de US$ 1 bilhão cada e cinco valendo entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão. No fechamento do pregão de terça-feira, a Kraft tinha valor de mercado de cerca de US$ 36 bilhões, com base nas ações em circulação de acordo com dados de 2 de março.

Alex Behring, presidente do Conselho da Heinz e sócio da 3G Capital, irá tornar-se o presidente do Conselho da companhia combinada, e o presidente-executivo da Kraft, John Cahill, será o vice-presidente do Conselho. A expectativa é de que o acordo seja fechado na segunda metade de 2015.
Saiba mais sobre as marcas

A Kraft Foods é dona de marcas famosas, sobretudo no mercado morte-americano, como o café Maxwell House, o queijo Kraft, as sobremesas Jell-O e o cream cheese Philadelphia.

No Brasil, o cream cheese Philadelphia é comercializado pela Mondelez Internacional, que reúne as antigas operações internacionais de doces da Kraft Foods. Aliás, a Philadelphia é marca de propriedade da Mondelēz em todos os países do mundo, à exceção dos Estados Unidos e Canadá.
Em outubro de 2012, a Kraft Foods anunciou a cisão dos seus negócios e ficou com uma estrutura menor. Para englobar os aperitivos e doces foi criada uma outra empresa, que reúne marcas como Trident, Milka, Nabisco, Oreo, Tang, Royal e a brasileira Lacta.

Segundo a assessoria da Mondelez no Brasil, a fusão da Kraft Foods com a Heinz não tem impacto sobre a operação e marcas da companhia no país. "As duas companhias são empresas distintas e independentes desde outubro de 2012, após a cisão do negócio norte-americano, em que a Mondelēz International focou o seu portfólio em snacks", esclareceu.

Já a Heinz fabrica ketchup, molhos, sopas, entre outros alimentos. Fundada em 1869 e presente em mais de 200 países, a empresa norte-americana teve seu controle adquirido em 2013 pela 3G Capital e a Berkshire Hathaway em negócio de mais de US$ 20 bilhões.

No Brasil, além do icônico ketchup Heinz, a empresa oferece molhos, extrato de tomate, mostarda, maionese e papinhas para nutrição infantil.
"Hoje não há, na operação brasileira, nenhuma parceria com a Kraft ou Mondelez", informou a Heinz Brasil.

Com a aquisição, em 2013, da Quero Alimentos, a Heinz Brasil fabrica e distribui também os mais de 100 itens da marca, de atomatados e vegetais a condimentos e maionese. Com fábrica em Nerópolis (GO) e sede em Barueri (SP), a companhia emprega hoje cerca de 2 mil funcionários.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que