Menos de 10% das cidades mato-grossenses que tiveram situação de emergência reconhecida receberam ajuda financeira do governo federal, em 2014. A informação foi feito por um levantamento da Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), por meio da Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso.
As 56 cidades que tiveram situação de emergência e estado de calamidade pública reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional. Ao todo 60 casos foram registrados no Estado entre os meses de fevereiro e abril de 2014. Os desastres foram ocasionados por chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e erosões. As chuvas intensas foram responsáveis por 80% das solicitações de emergência junto à Brasília.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil do Estado, tenente coronel Abadio José da Cunha Junior, até esta sexta-feira (20), somente cinco cidades haviam tido recursos liberados. Dentre as localidades selecionadas está Poxoréu, que em março de 2014 sofreu com as fortes chuvas registradas no local.
Segundo Cunha, para que os valores sejam repassados às cidades é necessário que, primeiramente, o município decrete situação de emergência. Para isso é preciso acompanhar a legislação vigente da Defesa Civil.
Conforme o coronel, quando duas destas ocorrências são verificadas juntas, o município consegue decretar a situação de emergência e também ter o reconhecimento junto à Brasília. “A partir desta análise nacional, a cidade tem oportunidade de apresentar projeto para tentar captar recurso junto ao Ministério da Integração. É nesta etapa, de elaboração das propostas, que as cidades mato-grossenses acabam sendo prejudicadas, já que muitas vezes não conseguem apresentar corretamente os projetos e, consequentemente, obter os valores”, afirma Cunha.
Assessoria