Cidades

Governo decreta situação de emergência em Barra do Bugres

Quase duas semanas depois de fortes chuvas atingirem o município de Barra do Bugres (a 168 km de Cuiabá), o governo do estado de Mato Grosso homologou o decreto 39, que circulou no Diário Oficial, decretando oficialmente estado de emergência na cidade. 

O caso registrado em Barra do Bugres, ocorreu no dia 6 de março após fortes chuvas serem registradas na localidade, resultando no aumento do nível do rio Paraguai. Na data, as águas alcançaram 5,11 metros, sendo que a cota de alerta do rio é de 4,50 metros. 

Ao todo, 679 famílias foram atingidas pelas águas. Deste total, 75,7% (514) estavam localizadas na região rural de Barra do Bugres. Outras 120 famílias nas aldeias indígenas Umutina e Bakalanas também chegaram a ser atingidas. Já no perímetro urbano e regiões ribeirinhas, 45 famílias sofreram com a enchente, sendo que destas 25 ficaram desalojadas. 

De acordo com a legislação nacional, a homologação da situação de emergência, por parte do governo estadual, auxilia o município no processo de angariar recursos junto ao Ministério da Integração. Conforme as leis da Defesa Civil Nacional, a partir do momento em que a situação de emergência é decretada pela gestão municipal e homologada pelo governo estadual, o município atingido têm a oportunidade de apresentar projeto junto à esfera federal para que recursos sejam encaminhados. 

Este ano, conforme levantamento realizado pela Defesa Civil de Mato Grosso, até o momento, somente o município de Barra do Bugres solicitou auxílio do órgão estadual para decretação de situação de emergência. (Com assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.