Nacional

Pouca chuva: nível de reservatórios do Sudeste não deve aumentar

O outono, que começa nesta sexta-feira (20) às 19h45, promete ser uma temporada de seca. A estação, que dura até o mês de junho, será mais quente do que o normal e terá poucas precipitações. De acordo com o Climatempo, será difícil ver alguma recuperação do Sistema Cantareira, que teve aumento de nível em fevereiro e março. As chuvas abundantes que ajudarão os reservatórios de São Paulo devem retornar apenas em setembro e outubro com a chegada da primavera.

Região Sudeste

Com o clima mais abafado, abril terá temperatura média de 27 ºC e chuva de nível normal a abaixo. Maio será o mês mais frio do outono devido a passagem de três frentes frias na região e à chegada de massas polares. Junho terá madrugadas e manhãs mais frias e tardes com temperaturas amenas. O mês terá precipitações abaixo do normal.

Região Sul

A chuva aumenta no mês de abril no oeste da região e as temperaturas também ficarão acima do normal. Em maio, os moradores precisarão tirar os agasalhos do armário devido às frentes frias que chegam à região. O mês de junho terá chuva acima do normal apenas no sul do Rio Grande do Sul e a temperatura também deve elevar.

Região Centro-Oeste

Como de costume, a região será de bastante calor em abril com temperaturas acima da média. Já em maio cai a temperatura e a sensação térmica no Mato Grosso do Sul será bem fria. Junho terá chuva abaixo do normal e temperatura acima da média.

Região Nordeste

A chuva será de nível normal a abaixo nos três meses do outono, tendo precipitações acima da média só no leste. A temperatura deve ficar acima do normal durante a estação.

Região Norte

Em abril, a região terá chuva acima da média apenas no Amazonas e temperatura acima do normal em todos os estados. Em maio, o nível de precipitações cai e a temperatura sobe. Por fim, o mês de junho será de calor e terá pouca chuva. 

O outono termina no dia 21 de junho às 13h38, no horário de Brasília.

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus