O outono, que começa nesta sexta-feira (20) às 19h45, promete ser uma temporada de seca. A estação, que dura até o mês de junho, será mais quente do que o normal e terá poucas precipitações. De acordo com o Climatempo, será difícil ver alguma recuperação do Sistema Cantareira, que teve aumento de nível em fevereiro e março. As chuvas abundantes que ajudarão os reservatórios de São Paulo devem retornar apenas em setembro e outubro com a chegada da primavera.
Região Sudeste
Com o clima mais abafado, abril terá temperatura média de 27 ºC e chuva de nível normal a abaixo. Maio será o mês mais frio do outono devido a passagem de três frentes frias na região e à chegada de massas polares. Junho terá madrugadas e manhãs mais frias e tardes com temperaturas amenas. O mês terá precipitações abaixo do normal.
Região Sul
A chuva aumenta no mês de abril no oeste da região e as temperaturas também ficarão acima do normal. Em maio, os moradores precisarão tirar os agasalhos do armário devido às frentes frias que chegam à região. O mês de junho terá chuva acima do normal apenas no sul do Rio Grande do Sul e a temperatura também deve elevar.
Região Centro-Oeste
Como de costume, a região será de bastante calor em abril com temperaturas acima da média. Já em maio cai a temperatura e a sensação térmica no Mato Grosso do Sul será bem fria. Junho terá chuva abaixo do normal e temperatura acima da média.
Região Nordeste
A chuva será de nível normal a abaixo nos três meses do outono, tendo precipitações acima da média só no leste. A temperatura deve ficar acima do normal durante a estação.
Região Norte
Em abril, a região terá chuva acima da média apenas no Amazonas e temperatura acima do normal em todos os estados. Em maio, o nível de precipitações cai e a temperatura sobe. Por fim, o mês de junho será de calor e terá pouca chuva.
O outono termina no dia 21 de junho às 13h38, no horário de Brasília.
Fonte: iG