Opinião

O UNIVERSO LITERÁRIO DE ADRIANA FALCÃO

Adriana Falcão nasceu no Rio de Janeiro em 1960, mas passou boa parte de sua vida em Recife, onde se formou em Arquitetura. Adriana nunca exerceu a profissão, mas com certeza usa suas habilidades arquitetônicas para criar as rocambolescas estruturas de suas histórias, sempre muito divertidas e influenciadas pelo folclore nordestino.

O divertido livro infantil Sete Histórias Para Contar (Salamandra, 2008) reúne personagens únicos como o piolho que gostava de filosofia, a menina que só pensava no que aconteceria mais tarde e outra que sentia uma dor azul. Escrito pela premiada autora Adriana Falcão e ilustrado pelo traço delicado de Ana Terra, o livro foi feito para ler, rir e pensar.

O livro Mania de Explicação de Adriana Falcão já é um clássico da literatura infantil brasileira. Premiado como o Melhor Livro para Criança pelo Prêmio Fundação Nacional de Literatura Infanto-Juvenil (FNLIJ) – 2002, o título virou peça de teatro em 2014 e ganhou nova versão pela Editora Salamandra: Mania de Explicação – Peça em seis atos, um prólogo e um epílogo conta com texto original de Adriana Falcão e adaptação para o teatro feito em parceria com o dramaturgo Luiz Estellita Lins.

Sou apaixonado por esse livro e pela forma de explicar todas essas coisas tão difíceis de definir. Depois disso, li e reli esse livro muitas e muitas vezes. Luna Clara e Apolo Onze é, antes de tudo, uma história de amor, ou melhor, várias histórias de amor. Esse tema, tantas vezes explorado, encontra originalidade e leveza nas mãos de Adriana Falcão. Com uma escrita coloquial e bem-humorada, ela aproxima o jovem leitor da obra, ganhando facilmente sua cumplicidade.

Mostra-nos em seus livros que a vida é um grande jogo, repleto de coincidências absurdas, mas que cabe a nós lançar os dados e, é claro, torcer por um pouco de sorte.

 

Rosemar Coenga

About Author

Rosemar Coenga é doutor em Teoria da Literatura, apaixonado pela literatura de Monteiro Lobato e semanalmente escreve a coluna Ala Jovem no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do