Nacional

Rio Acre sobe 30 cm em menos de 20 horas

Após ter apresentado uma baixa nos últimos dias, o Rio Acre voltou a subir e chegou a marca de 15,40 metros na manhã desta quinta-feira (19) em Rio Branco, 30 centímetros a mais em comparação às 18h da quarta-feira (18), quando o manancial estava em 15,10 metros. De acordo com a Defesa Civil e Bombeiros, a previsão é que o nível continue subindo nas próximas horas em decorrência das chuvas.

"Por conta da chuva na região do Riozinho do Rola e também devido às águas que passaram por Brasileia e Xapuri, o nível do nosso rio acabou sendo afetado. Nas próximas horas, a previsão é que as águas continuem subindo. Estamos monitorando também, junto ao Sipam [Sistema de Proteção da Amazônia] a questão dessa subida nos rios da região", explica o capitão do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.

Na capital, mais de cinco famílias continuam alojadas em abrigos. De acordo com a Defesa Civil, são 1.400 famílias distribuídas em oito abrigos, sendo que a grande parte desse público se encontra no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

"Na realidade, nós já tiramos mais de 50% das famílias que estavam em abrigos, mas ainda temos pouco mais de 5 mil pessoas. São 12 bairros ainda atingidos e orientamos que moradores de bairros como Quinze, Taquari, 6 de Agosto, Airton Sena e Baixada do Habitasa, não retornem para suas casas", destaca.

O  Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que a previsão para esta quinta-feira no Acre é que o céu fique nublado a encoberto em todo o estado e também alerta para grande volume de chuva, principalmente no oeste acreano.

Cheia histórica
O Rio Acre atingiu a marca histórica de 18,40 metros em Rio Branco e desabrigou mais 10,4 mil pessoas e 53, dos 212 bairros da capital, foram atingidos. No total, mais de 87 mil pessoas foram afetadas diretamente pela cheia do rio.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu no último dia 4, o estado de calamidade pública por rito sumário para as cidades de Rio Branco e Brasileia. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). No dia 7, o estado de calamidade foi reconhecido em Xapuri. O anúncio foi feito durante visita do ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus