Foi lançado hoje (11), no Rio de Janeiro, um aplicativo para smartphones que pretende aproximar da população temas econômicos como mercado de capitais, finanças, economia e planejamento. O foco principal da iniciativa são os jovens universitários, que poderão aprender mais sobre o tema por meio de jogos.
O aplicativo foi apresentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) durante a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira, que vai até domingo (15) e tem como objetivo incentivar a atuação das escolas na promoção do tema.
De acordo com o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, José Alexandre Vasco, a autarquia já havia feito jogos educativos para o público do Portal do Investidor (http://www.investidor.gov.br/), mas foi tirado do ar após a constatação de que a tendência da juventude é migrar as atividades para o smartphone.
“É o primeiro aplicativo que a CVM desenvolve para celular. Já tivemos games e desafios no portal. A gente tomou essa iniciativa porque o público jovem é importante para a CVM. Quando a pessoa está se formando é uma boa oportunidade de, nessa faixa etária, começar a formar atos de poupança, se interessar um pouco mais sobre planejamento financeiro e também investimentos”, salientou.
O aplicativo CVM Jogos consiste em reunir quatro jogos de perguntas e respostas que ensinam aspectos da educação financeira e do mercado de capitais. Por enquanto, só está disponível o jogo Caminho Financeiro, feito com base no livro TOP Mercado de Valores Mobiliários, disponível no site. Os demais serão lançados até o fim do ano. O aplicativo só está disponível para o sistema Android, e a versão para iOS será lançada em breve.
O jogo permite login pelas redes sociais e tem um ranking que mostra a pontuação dos jogadores, além de oferecer três fases que aumentam o nível de dificuldade. Vasco destaca que o jogo é bastante competitivo e exige algum conhecimento sobre o assunto. “Para ir bem no jogo nós recomendamos ler o livro, pois para acertar todas as questões tem que estar bem afiado".
A semana de atividades é organizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), com o objetivo de divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – política pública lançada em 2010 para promover o tema e contribuir para o fortalecimento da cidadania, da eficiência e solidez do sistema financeiro nacional. A primeira edição do evento ocorreu em 2014, com mais de 170 iniciativas em todo o Brasil. Este ano são mais de 500 atividades.
Na semana de mobilização, a CVM lança também o Guia CVM de Planejamento Financeiro, com orientações práticas para o planejamento pessoal; o livro Mercado de Derivativos no Brasil: Conceitos, Produtos e Operações, produzido em parceria com a Bolsa de Valores de SDão Paulo (BM&FBovespa), para esclarecer o tema aos estudantes universitários; o folheto CVM Educação Financeira, com um resumo sobre as principais atividades educacionais desenvolvidas pela autarquia; e a segunda edição do livro Relações com Investidores: Da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais. Todas as publicações estão disponíveis no Portal do Investidor.
Fonte: Agência Brasil