Após uma petição pela internet, o Facebook removeu nesta semana uma opção que permitia dizer "sentindo-se gorda" na rede social. O status aparecia na aba "O que você está fazendo?" do campo de postagens, e na tarde desta quarta-feira (11) não podia mais ser selecionada.
Liderada pela ONG Endangered Bodies, a campanha "Fat is not a feeling" (ser gordo não é um sentimento) juntou mais de 16 mil assinaturas, segundo o site The Verge, e disparou uma discussão na web sobre padrões de beleza.
De acordo com a petição, "[ser] gordo não é um sentimento. Gordura é uma parte natural do nosso corpo, não importa o seu peso. E todos os corpos merecem ser respeitados e cuidados".
Segundo a emissora de TV "CNBC", o próprio Facebook comentou na página da petição afirmando que iria retirar a opção. "Nós ouvimos da nossa comunidade que listar 'sentindo-se gorda' como uma opção de status pode reforçar uma imagem negativa do corpo, particularmente para pessoas que lutam contra distúrbios de alimentação. Por isso, vamos remover 'sentindo-se gorda' da lista de opções".
Fonte: G1