A copa do Mundo de 2018 começa nesta quinta-feira para as seleções asiáticas. Seis partidas das Eliminatórias do continente dão o pontapé inicial à fase classificatória para o maior torneio do futebol. Quem começa a percorrer o caminho para a Rússia são as seleções menos qualificadas do continente.
As partidas de ida serão nesta quinta. Um dos destaques é o confronto entre Índia e Nepal, mas chama a atenção também a presença de Butão nas Eliminatórias. A pior entre as 209 seleções do mundo recebe o Sri Lanka tentando quebrar jejum de seis anos e meio sem vitória – são 20 derrotas seguidas neste período. Butão não disputa uma partida reconhecida pela Fifa desde setembro de 2013.
Reino localizado na região do Himalaia, Butão não é exatamente uma potência local. Tanto que os jogadores da seleção recebem mensalmente 10 mil ngultrum (cerca de R$ 480), por isso, em sua grande maioria, têm outros empregos. Apesar das dificuldades, o presidente da Federação não mostra abatimento por ser a pior seleção do mundo. "Sri Lanka não é um time com qualidade tão maior do que o futebol que se joga em Butão", acredita Dorji Tsechup.
Os outros quatro jogos serão: Iêmen x Paquistão, Timor Leste x Mongólia, Camboja x Macau e Taiwan x Brunei. As partidas de volta estão marcadas para o dia 17 do mesmo mês. Os sobreviventes avançam para a segunda fase, que divide 40 seleções em oito grupos e começa a ser jogada em junho.
Fonte: iG