Na manhã desta segunda-feira (09) cerca de 300 mulheres do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Mato Grosso ocuparam uma fazenda em Cáceres (a 215 km de Cuiabá) e prometeram fazer uma passeada pela BR-070 cobrando a desapropriação da área.
As manifestantes chegaram a fechar a rodovia por algum tempo, mas em conversa com a Polícia rodoviária Federal (PRF), liberaram a via. Conforme lideranças da ação, Fazenda Rancho Verde é pleiteada pelo MST há cerca de quatro anos, por não possuir plantações ou criação de animais. Elas também alegam que nesse período, já ocorreram dois despejos e diversas denúncias de crime ambiental na área.
Desde sábado (07), as camponesas estão reunidas no município, onde também realizam debates e estudos. As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, em que denunciam o modelo do agronegócio.
Segundo o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) informou, por meio de nota, uma análise no local apontou que a terra é produtiva e por conta disso, não pode ser feita a desapropriação. Contudo o órgão disse ter tentado desapropriar a área e solicitou ao proprietário que vendesse a fazenda, mas ele não concordou.