Opinião

JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS: HOMENAGEM GOOGLE DOODLE

José Mauro de Vasconcelos, famoso escritor brasileiro, foi homenageado em seu 95° aniversário no Doodle do Google na última quinta-feira (26). Famoso por livros leves e agradáveis, José Mauro de Vasconcelos arrebanhou uma geração de leitores com Banana Brava (1942), Coração Bravo (1964) e Meu pé de laranja lima (1968). Este último, clássico da literatura infantojuvenil nacional e sucesso editorial do gênero, é responsável por despertar a paixão pela leitura de milhares de brasileiros desde a sua publicação, há quase cinquenta anos.

O livro atingiu grande sucesso editorial no Brasil e logo conseguiu edição em vários países estrangeiros como França, Turquia, Japão, Alemanha, Suécia e outros. Na França ele é reeditado até hoje. Com significativa carga sentimental, usou como retrato a realidade que reproduzia de forma romanceada, transmitindo uma visão pessimista da vida, mesmo assim conquistou um grande público de uma determinada época, que se embevecia em lágrimas a cada leitura.

O livro ganhou três versões para a televisão e duas para o cinema. O mais novo remake conta com a participação de José de Abreu, e o garoto João Guilherme Ávila faz o protagonista Zezé, o menino que conversa com sua árvore de estimação e encontra na natureza dessa relação a atenção que não tinha no seio de uma família miseravelmente pobre.

O livro é sublime, transporta cada um de nós de volta à infância e às primeiras descobertas de amizade e perdas. Uma obra deliciosa, marcada pelo ritmo interiorano e nostálgico de pequena cidade, e com uma história universal contada da melhor forma possível – com o coração. 

Rosemar Coenga

About Author

Rosemar Coenga é doutor em Teoria da Literatura, apaixonado pela literatura de Monteiro Lobato e semanalmente escreve a coluna Ala Jovem no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do