Cidades

Cientista cria tinta que repele líquido e torna superfície autol

Cientistas chineses e britânicos desenvolveram uma nova tinta que pode ser aplicada a tecidos, papel, vidro e aço para tornar as superfícies autolimpantes mesmo após riscos e arranhões.

Em uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (5) na revista "Science", cientistas dizem que a tinta, feita de nanopartículas de dióxido de titânio, é extremamente repelente à água, mas, diferentemente de outros revestimentos à prova d'água, ela continua a funcionar mesmo quando danificada ou exposta a óleo.

Por causa da resistância, ela poderia ser usada para muitas aplicações, desde roupas até carros.

"O maior desafio para superfícies autolimpantes é encontrar um jeito de fazê-las duras o suficientes para resistir a danos diários", diz Claire Carmalt, professor de química inorgânica da University Colege London, um dos autores da pesquisa.

"As superfícies tendem a ser mecanicamente fracas e podem ser esfregadas facilmente. Mas ao agregar à nossa tinta diferentes adesivos, mostramos que é possível fazer uma superfície robusta de autolimpeza", completa Carmalt.

Segundo o pesquisador Yao Lu, a propriedade de repelir a água torna os materiais autolimpantes, já que as gotas d'água que rolam sobre a superfícies agem como minúsculos aspiradores de pó, pegando sujeira, vírus e bactérias pelo caminho.

Os resultados da equipe mostram que em todos so casos, os materiais que receberam a tinta passaram a repelir a água e tornaram-se autolimpantes, com gotas d'água de diferentes tamanhos levando a sujeira da superfície consigo. O efeito continuou mesmo depois que os materiais foram riscados com uma faca ou arranhados com uma lixa.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.