Plantão Policial

PF realiza operação em 4 estados contra lavagem de dinheiro

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação contra os crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas desde a madrugada desta quinta-feira (5) no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Serão cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 34 de prisão temporária, 25 mandados de condução coercitiva, quando o suspeito é levado para prestar depoimento, e 68 mandados de busca e apreensão. O esquema teria movimentado mais de R$ 600 milhões, de acordo com a PF.

As prisões temporárias têm prazo de cinco dias e podem ser prorrogadas pelo mesmo período. Já as preventivas não têm prazo pré-definido.
Os municípios onde os mandados serão cumpridos são: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Matelândia, Cascavel, Toledo, e Altônia, no Paraná; Joinville, em Santa Catarina; Soledade, no Rio Grande do Sul; e Ribeirão Preto e Monte Aprazível, em São Paulo. A ação foi batizada de "Bemol". Mais de 200 federais e 30 servidores da Receita Federal atuam no cumprimento dos mandados.

Conforme a PF, o grupo investigado utilizava contas bancárias de 87 empresas – a maioria delas fictícias – para receber valores de pessoas físicas e jurídicas interessadas em adquirir mercadorias, drogas e cigarros do Paraguai de diversos estados brasileiros.

A PF informou ainda que os investigados eram responsáveis por conferir a aparência lícita a recursos financeiros de origem criminosa e remeter o dinheiro ao Paraguai. Além dessas atividades, para atender às exigências de “doleiros” paraguaios, a organização criminosa também era responsável por transferir parte dos ativos ilícitos para contas bancárias brasileiras controladas por tais “doleiros”. 

Bemol é referência à teoria musical
A ação foi batizada de Bemol por possuir o mesmo propósito da Operação Sustenido, deflagrada há menos de um ano pela PF em Foz do Iguaçu, que desarticulou organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro. A expressão Bemol é uma referência à teoria musical, visto que tanto o sustenido quanto o bemol representam uma nota intermediária entre duas outras notas musicais.

O papel das organizações criminosas dessas duas operações, segundo a PF, era fazer a ligação entre traficantes de droga, “cigarreiros” e empresários brasileiros, com os fornecedores de tais produtos residentes no Paraguai.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em