A megaprodução Corteo, do Cirque Du Soleil, derrubou o faturamento da Time For Fun, que domina o mercado de produção de eventos no Brasil, e forçou a companhia a reduzir os preço dos ingressos cobrados em eventos do tipo.
Nas contas da T4F, o Cirque roubou R$ 50 milhões do lucro bruto da companhia em 2014, que foi de R$ 40 milhões, ou 55% abaixo do de 2013. O Ebtida, que mede o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ficou negativo em R$ 26,1 milhões, ante R$ 7,9 milhões positivos em 2013.
Segundo a T4F, as apresentações do Corteo promovidas no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Lima, no Peru, tiveram baixa taxa de ocupação e forçaram a companhia a fazer promoções para desovar ingressos.
Em média, os ingressos para eventos família e teatro, categoria na qual se inclui o Cirque e espetáculos como Rei Leão e Disney on Ice, ficaram em R$ 155 em 2014, 3% a menos que os R$ 159 de 2013. O número de ingressos vendidos caiu 9%, e o número de espetaćulos foi reduzido em 17%.
Em conferência com investidores, os porta-vozes da companhia informaram que pretendem continuar a investir nesse tipo de evento. Mas, devido à alta dependência de patrocínio no segmento, a ideia é apostar apenas em "grandes nomes", como o Disney on Ice e o Rei Leão.
Ingresso de show ao vivo sobe 12%
O resultado ruim dos eventos família e de teatro foi compensado pelo melhor desempenho no segmento de shows ao vivo. Em 2014, a companhia vendeu 18% mais ingressos do que no ano anterior, mesmo com um número 4% menor de espetáculos.
Em média, cada ingresso saiu por R$ 159, um aumento de 12% em comparação com os R$ 142 do ano anterior, e que foi praticamente o dobro da inflação oficial, de 6,41%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.
Os shows de Metallica e One Direction e a edição 2014 do Lollapalooza – a primeira organizada pela companhia -, contribuíram "significativamente" para o aumento de público e do preço dos ingressos, segundo a T4F.
Fonte: iG