Foto: Michel Alvim/Gov. e Com. Prefeitura Cbá
Os radares eletrônicos operados pelos Agentes Municipais de Trânsito (Amarelinhos) começaram a funcionar nesta segunda-feira (02), em Cuiabá. Os dois radares móveis irão coibir o excesso de velocidade em algumas das principais vias da capital, chamadas arteriais.
As Avenidas República do Líbano, Fernando Corrêa, das Torres e Miguel Sutil, serão algumas das vias monitoradas pelo novo sistema. “Nelas a velocidade máxima não pode passar dos 60 quilômetros por hora”, explicou o supervisor de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Jeancarlo Costa Campos.
Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMU), o radar alcança o veículo ou moto numa distância de 70 metros. O carro ou motocicleta que passar onde o radar estiver operando é fotografado, sendo que a multa é aplicada a quem ultrapassar o limite de 60 km/h, com uma tolerância de 10%, ou até 66km/h. “A partir daí a multa varia de R$ 85,13 a R$ 574, dependendo da velocidade do veículo na via”, informou Jeancarlo.
Até a última sexta-feira (27), os agentes atuaram em algumas avenidas, numa espécie de teste, com o intuito de treinamento e aviso aos condutores.
Em entrevista ao programa radiofônico “Chamada Geral”, o diretor de Trânsito da SMU, coronel Átila Wanderley Silva declarou que desde o inicio da fiscalização eletrônica, que só começou a multar em setembro de 2014, foram emitidas cerca de 100 mil notificações.