Visando retomar o título de campeã brasileira, o clube de futebol americano Cuiabá Arsenal realizou no dia 21 de fevereiro o try out (peneira), com cerca de 75 atletas. Os novatos desafiaram os próprios limites para fazer parte da equipe no estádio Eurico Gaspar Dutra, Dutrinha.
O clube ainda dará uma segunda oportunidade para quem perdeu a seletiva e para os atletas acima de 90 quilos que queiram entrar para o esporte. A nova peneira está marcada para o dia 7 de março, às 8h, no Sesi Cristo Rei, mesmo local onde os atletas já selecionados começam a treinar no dia 28 de fevereiro.
Mesmo com a chuva no dia da seletiva, não faltou disposição, vontade e muita garra. O estudante de Engenharia Elétrica Gabriel Figueiredo, 19 anos, fez o melhor tempo na prova de corrida. “Dei uma patinada, mas até que foi tranquilo”, afirmou. Ele já é atleta do rugby, mas se diz apaixonado pelo futebol americano. “Desde que conheci o Cuiabá Arsenal, há cerca de três anos, venho acompanhando de perto a equipe. Quero vestir esta camisa o mais breve possível”.
Mais do que peneirar atletas, a seletiva do Arsenal tem como objetivo avaliar perfis. Como no esporte as posições são bem variadas e exigem habilidades diferentes, os atletas também podem ter características distintas, dependendo de peso, altura ou condicionamento físico. “É claro que força de vontade também é determinante para garantir um lugar no time”, afirma o presidente do Arsenal, Paulo César Ribeiro.
O jogador Otávio Alves, 23 anos, entrou para o time no ano passado depois de passar pelo try out e hoje é titular absoluto. Para ele, o futebol americano é superação. “Muitos chegam aqui pensando que vão competir com os outros candidatos, no entanto eles estão competindo consigo mesmos. Não somos concorrentes, somos companheiros de equipe”, pontua.
E se a palavra de honra é superação, o engenheiro civil André Luiz Costa, de 39 anos, mostrou que tem condições de disputar a vaga com os atletas mais jovens. “Já joguei de tudo, principalmente esportes coletivos. Conheço e entendo as regras do futebol americano. Se tiver a oportunidade, quero jogar sim”, garantiu.
Sob nova direção
A temporada 2015 trouxe mais mudanças para o Arsenal. Em nove anos de existência, o time admitiu o segundo presidente da história do clube, o ex-jogador Paulo Ribeiro. Já a vice-presidência fica nas mãos do jogador Marcelo Roversi. (com assessoria)