Uma coceira pode ser irritante. Agora multiplique por 20, 50, 100 pontos de irritações em diversos lugares do corpo. Isso é resultado da proliferação de carrapatos e pulgas que incomoda e pode causar sérios problemas de saúde ao seu animal de estimação.
Por estarmos localizados em uma região tropical, sem muitas variações climáticas e estações do ano com pouquíssima demarcação, a possibilidade da proliferação dos indesejados parasitas pode acontecer o ano inteiro, facilitada pela umidade e calor.
Além das alergias e coceiras, os carrapatos e pulgas podem causar problemas mais sérios. “O animal pode ficar anêmico e, se não tratados com eficiência, pode causar complicações e até a morte”, explica a médica veterinária da Clínica Vivet, Fernanda Viccini. A profissional ainda esclarece que outras doenças sérias podem ser adquiridas como a erliquiose, a babesiose, anaplasmose e a rangeliose. “Por isso é imprescindível que no primeiro sintoma de fraqueza e falta de apetite, procure um veterinário de sua confiança”, recomenda Fernanda.
Caso o animal de estimação já esteja infectado é importante oferecer um tratamento adequado para eliminar completamente o problema com a maior rapidez possível.
Para manter seu melhor amigo livre de contato com carrapatos e pulgas o mercado de produtos veterinários tem se reinventado. Não existe uma vacina, mas há outras opções sem efeito colateral para o seu bichinho de estimação de proteção mensal, trimensal, via oral, por coleiras, “pour on”, etc. O veterinário deve ser consultado antes de escolher qualquer opção.
Além disso, é de extrema importância que o ambiente esteja sempre limpo. Em um mês, dez pulgas podem depositar até 15 mil ovos no ambiente que eclodem em um período de 8 a 9 dias.
Existem alguns produtos para o controle da infestação que não causam riscos ao animal, contudo alguns cuidados precisam ser tomados. “Quando a dedetização for feita, opte por deixar o seu animal de estimação fora do local por um dia para evitar contratempos”, aconselha a veterinária. A limpeza deve ser feita periodicamente e sempre que o dono encontre um carrapato ou pulga.
(Assessoria)