Plantão Policial

Segurança registra queda no índice de violência no carnaval 2015

Foto: José Medeiros / Gcom

Neste ano, o carnaval em Mato Grosso foi mais tranquilo e seguro. Pelo menos é o que apontam os números apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp MT). Nesta quinta-feira (19) o secretário da pasta, Mauro Zaque, apresentou um balanço dos resultados alcançados pela operação Mais Vida no Carnaval, realizada em conjunto por diversas instituições, como a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Em seis dias de folia, em todo o estado foram registrados sete homicídios – sendo que em 2014 foram contabilizados 30 assassinatos.

O número de furtos também caiu, no ano passado foram registrados 522 casos, já neste ano o total foi de 361.

O carnaval de 2015 registrou 148 roubos, sendo 178 no carnaval do ano passado. Além disso, 569 pessoas conduzidas à Delegacia de Polícia, entre flagrantes ou não. 

Entre os principais crimes registrados pela Polícia Militar estão: tráfico de drogas (44), uso de drogas (48), prisão por mandado (16), posse ilegal de arma de fogo (4), porte ilegal de arma de fogo (16) e 183 veículos apreendidos. Além disso, foram abordadas 21.479 pessoas e 9.338 veículos. 

A Polícia Judiciária Civil realizou 388 prisões autuadas dentro de 331 flagrantes lavrados nas delegacias da Polícia Judiciária Civil no Estado, além de 199 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). No ano de 2014 foram 597 prisões, 365 autos de prisão lavrados e 320 TCO.

O governador Pedro Taques (PDT) também participou da apresentação do balanço da operação Mais Vida no Carnaval. O pedetista parabenizou os agentes envolvidos neste trabalho, ressaltando a falta de estrutura da segurança em Mato Grosso.

“Os números nos mostram que estamos no caminho certo. Nós vamos reestruturar a polícia no estado de Mato Grosso. Determinei ontem ao secretário Mauro Zaque e ao secretário de Fazenda que me façam um estudo para que todas as instituições de segurança tenham condições materiais e humanas para poder trabalhar”, declarou Taques.

Mauro Zaque também destacou as dificuldades encontradas pelos agentes da segurança pública na realização de seus trabalhos. O secretário, a frente da pasta há 50 dias, afirmou que planos de melhorias já estão sendo traçados.

“Faltam viaturas, coletes, armamento, treinamento, mas isso já esta sendo objeto de um estudo aprofundado. Acredito que em breve nós já estaremos suprindo essas deficiências de maneira suficiente”, afirmou Zaque.

Bombeiros e interdições

O Corpo de Bombeiros registrou 390 ocorrências nos sete comandos regionais (salvamento, atendimento pré-hospitalar, afogamento, entre outras). Foram vistoriados 59 locais de festas e oito foram interditados no Estado, por falhas de segurança na elaboração dos projetos.

Conforme a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros, eventos organizados nos municípios de Nobres, Cáceres, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Sinop, Lucas do Rio Verde e Cuiabá foram flagrados com inconsistências em normas de segurança, que, se não fossem cumpridas com rigor, poderiam causar tragédias.

Em Nossa Senhora do Livramento (47 km ao Sul de Cuiabá), o projeto do carnaval municipal chegou a ser reprovado por quatro vezes.

Lei Seca

Durante as ações da operação Lei Seca foram registrados 141 Autos de Infração de Trânsito, 15 Autos de Prisão em Flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, 52 CNHs foram recolhidas, 25 veículos apreendidos, 625 testes de alcoolemia realizados e mais de dois mil condutores orientados nas ações preventivas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em