Os excessos do carnaval podem levar a desordens digestivas e inchaço, além de agravar processos inflamatórios. Tudo isso pode levar ao aumento de peso, problemas de memória e prejuízos à qualidade do sono, entre outros problemas. Por isso, a fase pós-carnaval é indicada para regularizar os processos orgânicos e otimizar a limpeza do mesmo (detoxificação).
Comece o dia fazendo uso do suco verde preparado com frutas e vegetais, principalmente as brássicas (couve) que potencializam a limpeza do fígado. Importante para quem fez uso de bebidas alcoólicas.
Dar prioridade ao consumo de saladas e legumes durante as refeições, além das proteínas vegetais, como leguminosas (feijão, lentilha, ervilha) ou quinoa. Consumir alimentos orgânicos sempre que possível.
Incluir limão como tempero da salada ou diluído em água ajuda a alcalinizar o organismo.
Além desses cuidados, deve-se ter atenção especial com o intestino, pois o elevado consumo de alimentos considerados não saudáveis, associado com o consumo de bebida alcoólica, pode levar à disbiose, prejudicando a eliminação das toxinas. Aumentar o consumo de fibras e água (biomassa de banana verde) para auxiliar na eliminação das toxinas.
Lembrem-se do chá de carqueja e de dente-de-leão, já mencionado aqui em outra matéria.
Evitar alimentos industrializados e ricos em aditivos químicos, como corantes e conservantes.
Melhorar o processo digestivo com o consumo de abacaxi e mamão e chá de hortelã ou alecrim.