O Carnaval mal acabou, e os supermercados já estão de olho nas vendas da Páscoa. Nste ano a aposta é no aumento de consumo de ovos de Páscoa menores e mais baratos, com preço até R$ 10.
“Esperamos um aumento de até 10% na venda de ovos de Páscoa na faixa entre R$ 8 e R$ 10 na comparação com o ano passado. Já nas vendas dos ovos de Páscoa de maneira geral aguardamos um aumento um pouco maior de 2%”, explica o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues.
O supermercado Walmart também tem a expectativa de aumentar suas vendas em até 10% em ovos de Páscoa com o preço máximo de R$ 5. Por isso, investiu em produtos próprios que estão sendo comercializados por R$ 2,48, com 35 g, e R$ 4,48, com 70 g. Além do Walmart, outros supermercados já estão com suas lojas abastecidas de ovos de chocolate, como as unidades do Carrefour, do Verdemar e algumas lojas do Super Nosso na capital mineira. A primeira impressão dos clientes, porém, foi a de que os preços estão altos. “Está muito caro. Um ovo de chocolate com 270 g custar R$ 25 é um absurdo. Não pretendo comprar agora, porque espero que, com a concorrência, os preços caiam”, opina o programador Epaminondas Alves Júnior, 45. A professora Cássia Sueli de Paula Reis, 34, concorda que a primeira impressão não foi animadora. “Vou pesquisar mais antes de comprar, porque esses preços estão muito altos”, afirma Cássia. Sem crise.
A aposta em produtos menores e mais baratos, segundo Adilson Rodrigues, não reflete uma crise na economia. “Não vamos fazer parte da crise. Mesmo com a inflação, continuamos com pleno emprego e a população está se endividando menos. Quando o dinheiro estava indo todo para eletrodomésticos, automóveis, as pessoas chegavam ao supermercado com menos dinheiro no bolso que agora. Por isso, no nosso setor estamos apostando em crescimento em 2015”, diz o superintendente da Amis.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Bruno Falci, admite que o cenário econômico influencia as vendas. “As expectativas em relação ao cenário econômico para este ano vêm trazendo uma série de revisões sobre o comércio varejista em datas comemorativas”, afirma. Falci, porém, também acredita que “um fator que pode contribuir para as vendas durante o ano de 2015 é o baixo índice de desemprego, que fechou 2014 com taxa de 2,9% de acordo com o IBGE”, diz.
Pouco maior Total. As vendas totais nos supermercados da região metropolitana de Belo Horizonte devem crescer cerca de 3% em função da Páscoa, segundo a Associação Mineira de Supermercados.
Fonte: iG