Cidades

Justiça mantem liminar favorável a CAB Cuiabá

Foto: Ulisses Lailo

A liminar conquistada pela CAB Cuiabá suspendendo a emenda à Lei Orgânica do Município, feita pela Câmara Municipal em 2013, prevendo que o reajuste da tarifa da água deveria ser submetido à aprovação do Legislativo foi mantida pela Justiça.

Em julgamento de mérito, o juiz Márcio Aparecido Guedes, da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública manteve a decisão favorável a concessionária, que justificava que a emenda prejudica o direito da empresa de reajustar o valor da tarifa.

Desta forma, o reajuste em feita pela CAB na semana passada, em um aumento de 8,99% na  tarifa de água e serviços complementares, foi mantido. 

A medida, que entrou em vigor no domingo (15), não havia sido analisada pela Amaes e nem aprovada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB).

O juiz Márcio Aparecido Guedes também determinou que o processo seja remetido à segunda instância, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, ainda que não haja recursos voluntários da Câmara.

O magistrado lembrou que cabe a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Amaes) a aprovação do reajuste tarifário. 

Para ele, “eventual interferência nas atividades das agências reguladoras, seja no mérito de seus atos e/ou decisões, constitui fator de insegurança jurídica para os administrados, ao inserir elementos contaminados de viés político nas deliberações que se supõem eminentemente técnicas”.

(com informações da Gazeta Digital)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.