Num recente estudo realizado pelo MT-Criativo Incubadora no Espaço Vitória, local onde funciona em Cuiabá a sede e as atividades do Instituto Cidade Amiga e da Cooperativa Conexão Verde Vitória (Coopervv), foi identificado um grande potencial para ampliação das atividades de formação ambiental, desenvolvimento comunitário e inclusão socioprodutiva que há mais de uma década são realizadas ali.
O estudo promovido pelo consultor de gestão e empreendimentos, Charles Pantoja, e pela Coordenadora Regional do MT-Criativo Incubadora, Jackeline Silva, levou em consideração o histórico de atividades voltadas, principalmente, para os setores de cultura, desenvolvimento socioambiental, geração cooperativa e solidária de renda de moradores e moradoras da comunidade, formação em práticas de permacultura , agroecologia e gestão sustentável de resíduos orgânicos.
No ano passado o Espaço Vitória realizou, entre outros eventos ligados área de formação, o Seminário Gestão de Resíduos Orgânicos para a Cidade de Cuiabá; os cursos de “Fabricação de Biofertilizantes e defensivos naturais”, “Compostagem da Teoria à Prática”; as oficinas “ Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Orgânicos de Grandes Geradores”, “ Compostagem de resíduos e mudanças climáticas”, “Iniciação ao Photoshop”, “Edição e produção de Vídeos”.
Também foram oferecidas para escolas públicas e privadas de Cuiabá e região aulas de educação socioambiental, visitação e vivência das atividades de permacultura, inclusão socioprodutiva, gerenciamento de resíduos orgânicos e agroecologia desenvolvidas no local. Cerca de 500 alunos participaram destas atividades que contaram com apresentação de vídeos sobre a gestão do lixo, jogos educativos e atividades práticas de construção de composteira para aproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos e escolares.
O trabalho de visitação dos estudantes e a maioria das oficinas e cursos oferecidos gratuitamente no Espaço Vitória são patrocinados pela Petrobras, por meio do projeto Espaço Vitória: geração de renda e gerenciamento de resíduos. O projeto tem entre seus objetivos contribuir com a implantação da Política de Resíduos Sólidos em Cuiabá e transformar o Espaço Vitória num ponto de referência em educação socioambiental e práticas permaculturais.
No trabalho de planejamento e consultoria que o Espaço Vitória esta realizando com a MT-Criativo estão previstas para este ano uma série de atividades de formação nas áreas de gestão ambiental de resíduos sólidos, aulas de campo para estudantes universitários, agroecologia e inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Entre os cursos e oficinas confirmados para 2015 estão: Técnicas de recuperação de áreas degradadas, Técnicas de beneficiamento de sementes e produção de espécies nativas e exóticas, Licenciamento ambiental de aterros sanitários, Plano de gerenciamento de resíduos sólidos da teoria a prática, iniciação e prática de jardinagem, Técnicas de agroecologia e agricultura biodinâmica para produção de hortaliças, Técnicas de bioconstrução e permacultura.
O calendário de cursos e oficinas programadas para este ano será divulgado a partir do próximo mês no site. (com assessoria)