No início deste mês, os donos do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp divulgaram as impressionantes marcas de 700 milhões de usuários no mundo e de 30 bilhões de conversas diárias. O sucesso do app não é diferente no Brasil. Porém, a popularização da ferramenta gerou excessos, erros e até micos na hora de usá-lo.
“O principal problema é o imediatismo”, avalia Ligia Marques, consultora em etiqueta, marketing pessoal e mídias sociais. Para a especialista, muitas pessoas ainda não entenderam que quem visualiza e lê as mensagens nem sempre vai poder respondê-la na hora. “A resposta, em alguns casos, requer reflexão ou o momento pode ser inoportuno para a digitação.”
-Pense antes de mandar uma mensagem, ela pode ser ofensiva ou trazer arrependimento.
-Cuidado para não ser grosseiro, as vezes a sinceridade ofende.
-Não seja muito insistente, alguns momentos não são oportunos para a pessoa que está do outro lado responder.
-Nada de imagens que possam ser comprometedoras. Aqui o assunto foi tratado de maneira brincalhona..
-O uso excessivo de 'emojis' também pode prejudicar uma conversa.
-Mensagens de áudio só devem ser mandadas se um acordo prévio for feito.
-Muitas mensagens de uma vez só podem ser irritantes apesar desse exemplo engraçado.
-Sem rodeios se não quiser conversar com alguém ou sair de um grupo.
-Pense antes de mandar uma mensagem, ela pode ser ofensiva ou trazer arrependimento.
-Seja claro na hora de mandar uma mensagem, muitas vezes pessoas não entendem gírias ou abreviações.
As mensagens gravadas são ainda mais complicadas para se dar uma resposta imediata. “Escutar o áudio requer mais privacidade de quem recebe e nem sempre a pessoa sabe que é possível ouvir sem o viva-voz”, explica Ligia. Uma alternativa para essa situação é dar um play no arquivo e colocar o celular próximo à orelha, como se estivesse fazendo uma ligação, ouvindo o conteúdo discretamente.
Consultora de empresas na área de etiqueta empresarial e marketing pessoal, Célia Leão aponta ainda a necessidade de ter intimidade com o interlocutor para enviar uma mensagem de áudio.
O mesmo bom-senso exigido para as redes sociais deve ser aplicado no uso do aplicativo. “Pense antes de postar, reflita sobre o que você escreve para evitar qualquer constrangimento ou arrependimento”, aconselha Ligia. Da mesma maneira, é melhor se conter e não ficar mandando mensagens em horas inapropriadas. “Muito cedo ou muito tarde pode não ser adequado”, alerta a consultora.
As imagens e os emoticons (ícones e desenhos que representam emoções) também devem ser usados com contenção. Eles tendem a criar um ambiente de poluição visual na conversa. Essa dica vale especialmente para aos recém-chegados ao app – alô mães! – que na empolgação costumam exagerar no uso desses recursos.
“Imagens devem ser mandadas em questões temporais. Por exemplo, estou em uma viagem e quero mandar fotos para a família. Fotos do meu dia-a-dia no trabalho, não”, desaconselha Célia.
Terror tanto nos tempos das cartas quanto dos e-mails, as correntes do tipo ‘se não repassar essa mensagem para dez pessoas…’ continuam sendo um mico nas mensagens instantâneas. “Elas são ultrapassadas e estão totalmente fora de questão”, sentencia Ligia.
CUIDADO COM AS MENSAGENS EM GRUPO!
Bastante comuns, a mensagens em grupo têm grande potencial como geradoras de conflitos. Primeiro, porque elas aumentam consideravelmente o número de notificações na tela dos celulares. Se não estiver no silencioso, o aparelho fica parecendo uma caixa registradora descontrolada.
Por outro lado, é desesperador ver depois de um tempo que você tem 200 novas mensagens. Para quem se incomoda com isso, a consultora de etiqueta Ligia afirma que não é deselegante pedir educadamente para deixar o grupo.
Outra recomendação da consultora é não desviar o objetivo que reuni uma turma no aplicativo. Assim, é um mico de grande estatura ficar mandar vídeos engraçados ou tocantes a um grupo que tem como princípio as troca de mensagens profissionais. “Isso pode deixar outros membros irritados”, argumenta Ligia.
WHATSAPP NO TRABALHO
Falando em trabalho, não custa lembrar que o ambiente profissional tem regras próprias que também valem para o uso dos aplicativos de mensagens instantâneas durante o expediente. Da mesma forma que não dá para atender um telefonema pessoal no meio de uma reunião, não dá para ficar checando mensagens de amigos e familiares enquanto o seu chefe fala para você e seus colegas. “Use o horário livre para checar o WhatsApp”, adverte Célia.
A recomendação vale ainda mais quando se trata de mensagens que contenham imagens indiscretas e comprometedoras. Abri-las no trabalho é suicídio profissional. Cuidado também com as fofocas sobre os colegas nos grupos profissionais. Lembre-se que elas podem acabar parando no celular do seu chefe.
Ultima recomendação das especialistas: respeite o horário comercial para mandar mensagens profissionais. Isso evita que pessoas sejam incomodadas no seu horário de descanso.
Fonte: iG