A Força Tática da Polícia Militar (PM) no município de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, localizou e recapturou na tarde deste sábado (7) mais um detento que havia fugido da Cadeia Pública da cidade na madrugada da última quinta-feira (5). Agora, dos 28 fugitivos, a PM ainda precisa recapturar 16.
De acordo com o tenente-coronel Cunha, da PM, a todo momento têm sido recebidas denúncias a respeito do paradeiro de fugitivos na região de Nova Mutum. Uma dessas levou a Força Tática às imediações da sede da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no município. Segundo Cunha, o décimo primeiro fugitivo recapturado estava escondido em um matagal próximo ao campus.
O fugitivo não chegou a oferecer resistência aos policiais no momento da prisão. A PM ainda vai prosseguir com as buscas e com o cerco na região de Nova Mutum para recapturar os demais fugitivos.
Fuga
Na madrugada de quinta-feira, 27 detentos da Cadeia Pública de Nova Mutum conseguiram fugir da unidade pela porta da frente. Com ajuda de duas mulheres que foram ao local e conseguiram dopar dois agentes penitenciários, os presos abriram as celas e deixaram o local.
Logo em seguida, a Secretaria de estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que administra o sistema penitenciário de Mato Grosso, anunciou a prisão dos dois agentes e também do diretor da unidade. Eles teriam facilitado a fuga, segundo a secretaria.
Além do cerco e das buscas feitas pela PM, após a fuga em massa agentes penitenciários entraram nas celas e apreenderam telefones celulares, carregadores, droga e armas artesanais.
Um ex-agente da unidade também revelou que alguns presos do local gozavam de privilégios e chegaram a promover até churrascos dentro da cadeia pública.
(G1)