Cidades

Astrônomo Cuiabano pode visitar Marte

Há algumas décadas, o sonho de várias crianças em conhecer outros planetas era nutrido por filmes e desenhos. Atualmente, com a popularização cada vez mais cheia de informações e de acesso ao assunto, isso passou a ser algo mais palpável. O astrônomo amador de Cuiabá, Carlos Wagner Ribeiro, formado em Direito e Assistente Social, concursado do Governo do Estado de Mato Grosso foi uma dessas crianças. E hoje, ele é um dos que estão, se tudo der certo, a caminho de Marte no ano de 2024.

O astrônomo fez um teste em novembro de 2014 e, no momento, espera divulgação do resultado para ver se foi classificado para uma nova fase de testes, a fim de saber se está apto para essa emocionante viagem. Enquanto a tão sonhada viagem não vem, ele trabalha o tema ajudando outras crianças a sonharem e saberem mais sobre o sistema solar com um planetário móvel que adquiriu em 2007 e que disponibiliza a eventos educacionais pelo Estado.

No planetário são exibidos vídeos sobre os planetas, estrelas e galáxias. Independente dessa atividade Ribeiro também fomenta o interesse de todos pela astronomia na página do Facebook ‘Planetário Via-Láctea’ e organiza encontros de observação de astros sempre que ocorrem eventos galácticos. Essa última, feita com telescópio no mirante de Chapada.

Para quem se interessa pelo assunto, ele destaca que, pelo calendário astronômico de 2015, no mês de fevereiro, o veículo espacial Dawn, da Nasa, deve pousar no planeta anão Ceres, mas ainda não há data definida. Esta será a primeira vez que serão coletadas imagens do asteróide que fica entre Vênus e Marte.

Todavia, na sexta-feira (6), Júpiter pode ser visto com mais facilidade da Terra por estar em oposição ao Sol. Isso significa que a Terra ficará exatamente entre Júpiter e o Sol. Assim, será possível ver o planeta gigante com telescópios de médio alcance.

Ainda em fevereiro, no dia 22, haverá conjunção de Vênus e Marte, que é quando Vênus ficará próximo do planeta Marte, destino de viagem aguardado pelo nosso (quem sabe?) futuro visitante cuiabano do espaço.

(Com assessoria)

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.