Cidades

Coca-Cola suspende campanha após citação nazista no Twitter

A Coca-Cola suspendeu sua campanha #MakeItHappy depois que o blog Gawker, especializado em notícias de celebridades, fez a marca twittar inadvertidamente várias passagens do livro Mein Kampf (Minha Luta), de Adolf Hitler. 

A campanha, introduzida nos Estados Unidos durante o Super Bowl do último domingo (1), incentivava os usuários do Twitter a marcar os tweets sobre assuntos negativos com a hashtag #MakeItHappy. Em seguida, a marca transformava as palavras em imagens bonitas.

“Nós transformamos o ódio que você encontrou em algo feliz. Retransmita para fazer pessoas felizes :)”, dizia a resposta automática da marca, acompanhada de desenhos formado pelas palavras da mensagem original.

O diretor editorial da Gawker, Adam Pash, criou um perfil falso na rede e usou um robô para twittar passagens do texto do livro nazista acompanhadas da hashtag da campanha. A Coca Cola transformou as mensagens em desenhos, como o de um gato tocando bateria. 

Na tarde desta quinta-feira (5), a marca parou a campanha social e não respondeu mais os tweets que usaram a hashtag #MakeItHappy.

Leia também: Comerciais do Super Bowl 2015 causam polêmica na web

Um porta-voz da Coca Cola falou, por e-mail, com o site de propaganda Adweek. "A mensagem #MakeItHappy é simples: a Internet é o que fazemos dela, e nós esperamos inspirar as pessoas para torná-lo um lugar mais positivo. É lamentável que Gawker tente transformar essa campanha em algo que ela não é. Construir um robô e tentar espalhar ódio através do #MakeItHappy é um exemplo perfeito da negatividade que a Coca-Cola queria combater com esta campanha."

No site da Gawker, a empresa diz que "mesmo quando o texto tem a forma de um cão, é desconcertante ver a Coca-Cola exortar seus seguidores para salvaguardar a existência e reprodução de racistas brancos. A Coca-Cola é uma organização nacionalista branca? Seu Twitter diz: Sim."

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.