A Coca-Cola suspendeu sua campanha #MakeItHappy depois que o blog Gawker, especializado em notícias de celebridades, fez a marca twittar inadvertidamente várias passagens do livro Mein Kampf (Minha Luta), de Adolf Hitler.
A campanha, introduzida nos Estados Unidos durante o Super Bowl do último domingo (1), incentivava os usuários do Twitter a marcar os tweets sobre assuntos negativos com a hashtag #MakeItHappy. Em seguida, a marca transformava as palavras em imagens bonitas.
“Nós transformamos o ódio que você encontrou em algo feliz. Retransmita para fazer pessoas felizes :)”, dizia a resposta automática da marca, acompanhada de desenhos formado pelas palavras da mensagem original.
O diretor editorial da Gawker, Adam Pash, criou um perfil falso na rede e usou um robô para twittar passagens do texto do livro nazista acompanhadas da hashtag da campanha. A Coca Cola transformou as mensagens em desenhos, como o de um gato tocando bateria.
Na tarde desta quinta-feira (5), a marca parou a campanha social e não respondeu mais os tweets que usaram a hashtag #MakeItHappy.
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Um porta-voz da Coca Cola falou, por e-mail, com o site de propaganda Adweek. "A mensagem #MakeItHappy é simples: a Internet é o que fazemos dela, e nós esperamos inspirar as pessoas para torná-lo um lugar mais positivo. É lamentável que Gawker tente transformar essa campanha em algo que ela não é. Construir um robô e tentar espalhar ódio através do #MakeItHappy é um exemplo perfeito da negatividade que a Coca-Cola queria combater com esta campanha."
No site da Gawker, a empresa diz que "mesmo quando o texto tem a forma de um cão, é desconcertante ver a Coca-Cola exortar seus seguidores para salvaguardar a existência e reprodução de racistas brancos. A Coca-Cola é uma organização nacionalista branca? Seu Twitter diz: Sim."
Fonte: iG