Foto: Secom Câmara Cbá
Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá tomou posse nesta segunda-feira (02) para o biênio 2015/2016. Na presidência continua o vereador Júlio Pinheiro (PTB), que reassumiu o comando do parlamento municipal em 2013, quando o então presidente João Emanuel (PSD) renunciou ao cargo e acabou sendo expulso da Casa de Leis.
A eleição ocorreu em agosto do ano passado, tendo 22 votos favoráveis, duas abstenções e uma ausência.
A nova Mesa Diretora é composta pelos vereadores: Haroldo Kuzai (SD), Primeiro Vice-Presidente; Toninho de Souza (PSD), Segundo Vice-Presidente; Chico 2000 (PR), Primeiro Secretário; e Onofre Júnior (PSB), Segundo Secretário.
Em uma sessão solene, na manhã desta segunda-feira (02), Júlio Pinheiro assinou a convocação de 100% dos aprovados do último concurso realizado pela casa em 2011.
Alguns destes aprovados já foram chamados no mesmo ano da realização do processo seletivo, ainda restam pouco mais de 20 concursados.
A convocação dos aprovados foi uma das principais cobranças do Ministério Público Estadual no ano de 2014. “O MPE cobrava a realização do concurso público. Nós fizemos o concurso em 2011 e começamos a chamar os aprovados. Infelizmente a Mesa Diretora anterior não deu prosseguimento no chamamento. Então, agora estamos encerrando esta questão convocando 100% dos aprovados”, explica o petebista.
Modernização
Na volta aos trabalhos, o presidente da Mesa Diretora anunciou a modernização do sistema de votação do plenário da Casa de Leis. De acordo com o presidente, será implantado, ainda no primeiro semestre deste ano, um sistema de votação digital.
“Não haverá mais votação por chamada. Vamos implantar a votação eletrônica ainda no primeiro semestre deste ano, qual também registrará a presença dos vereadores, não sendo mais necessário o livro ata”, conta.
Além disso, afirma que também transformará o processo legislativo em sistema digital. Ou seja, os vereadores e a população em geral poderão acompanhar o andamento processual dos projetos de leis online.
Júlio na presidência
Pela primeira vez, o mesmo vereador conseguiu a reeleição para a presidência da Câmara em um mesmo quadriênio. Isso porque, mudanças foram feitas no Regimento Interno da Casa, que permitiram aos presidentes que assumissem a mesa diretora, por consequência de renúncias e cassações, se candidatarem.
A mudança da imagem negativa da casa, resultado da história recente de inúmeros escândalos envolvendo os gestores da mesa diretora, será uma das principais metas de Júlio. “Nós vamos melhorar muito a imagem dessa casa”, declarou Júlio.
Após passar por grandes dificuldades financeiras, após o comando do Legislativo com um déficit de mais de R$ 8 milhões, o petebista garante que quer continuar fazendo uma gestão tranquila e austera.
No final do ano passado, para não inchar a máquina novamente, Pinheiro optou por nomear apenas três secretários para auxiliar sua gestão. Em contrapartida, aumentou o número de coordenadorias para dar agilidade ao trabalho.
No decorrer do ano, outras medidas também foram adotas pelo petebista. Foi realizada a revisão de contratos, redução de serviços terceirizados, negociação de débitos com fornecedores, entre outros.
Atualizada às 11h50min.